O que é EAD?

Uma realidade presente nos dias atuais, a educação a distância (EAD) é a modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente nem ao mesmo tempo, para que ocorra a aprendizagem. O conceito de EAD pode se aplicar em diversas situações. Por exemplo, quando um autor escreve um livro didático, ele está transferindo conhecimentos para as páginas desse livro que pode ser lido a qualquer hora e em qualquer lugar por outra pessoa que vai assimilar esses conhecimentos. Sob essa perspectiva, portanto, a EAD é tão antiga quanto a linguagem escrita.


No entanto, o termo EAD atualmente tem sido largamente utilizado para se referir à transmissão de conhecimento via plataformas virtuais presentes na internet. O conceito de Educação a Distância no Brasil é definido oficialmente no Decreto nº 5.622 de 2005:


Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza- -se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


No cenário atual, levando-se em consideração sua capilaridade, a EAD pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento.


É importante destacar que, no Brasil, os cursos da educação formal (graduação, pós-graduação, cursos técnicos) precisam ser regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), que avalia os cursos presenciais e a distância com o mesmo rigor e segundo os mesmos critérios. Isso quer dizer que os diplomas da educação a distância e dos cursos presenciais possuem a mesma validade, desde que sejam emitidos por uma instituição credenciada pelo MEC.


Faculdade UnYLeYa


A metodologia assíncrona de EAD desenvolvida pela Faculdade UnYLeYa possibilita o melhor aproveitamento do seu tempo. Nessa metodologia inovadora o aluno pode ingressar na faculdade a qualquer tempo e começar imediatamente seus estudos. Além disso, o formato do curso não exige horários pré-estabelecidos para acesso ao conteúdo, ou seja, o estudante pode estudar na hora que for mais conveniente. Após a escolha do curso, e a aprovação no processo seletivo, basta acessar o Portal do Aluno, onde será disponibilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Lá estão as atividades propostas, os conteúdos, o cronograma do curso, os fóruns, o Serviço de Atenção e todas as ferramentas necessárias ao melhor aproveitamento do curso.