Objetivo

Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundo contemporâneo. Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Enfocar a realidade educacional da Educação Profissional de Nível Técnico, identificando as principais tendências, resultados e impasses. Refletir sobre as políticas da Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil, numa referência às didáticas e metodologias empregadas no ensino de nível técnico. Conhecer e refletir sobre os fundamentos legais que regem a Educação Profissional de Nível Técnico na atualidade. Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente de mediação da práxis didático pedagógica. Refletir sobre os saberes necessários na educação profissional e estimular a reflexão crítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos e éticos que regem o ensino de nível técnico e a sua aplicabilidade na ação educativa. Conhecer os planejamentos educacionais da educação profissional e compreender a sua aplicabilidade na prática docente como instrumento essencial na organização do trabalho pedagógico. Compreender a didática como base para ação docente. Compreender a construção de conteúdos, atitudes e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação. Refletir sobre a avaliação como ferramenta capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Oferecer a professores da Educação Profissional de Nível Técnico os fundamentos, elementos e meios à ação docente de qualidade. Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas da realidade cotidiana da sala de aula. Possibilitar ao profissional da Educação Profissional de Nível Técnico o desenvolvimento de condições necessárias para uma prática pedagógica abrangente e de qualidade.

Público-alvo

O curso destina-se a atender licenciados, bacharéis e tecnólogos com formação acadêmica relacionada aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores da Educação Profissional de Nível Técnico. Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: 1 - Ambiente, Saúde e Segurança; 2 - Apoio Educacional; 3 - Controle e Processos Industriais; 4 - Gestão e Negócios; 5 - Hospitalidade e Lazer; 6 - Informação e Comunicação; 7 Infraestrutura; 8 - Militar; 9- Produção Alimentícia; 10 - Produção Cultural e Design; 11 - Produção Industrial; 12 - Recursos Naturais.

Metodologia

Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão, de memorial acadêmico e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica, componente do módulo básico, não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%. Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso - TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a) Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b) Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas do módulo básico, juntamente com as atividades das disciplinas do módulo específico, comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.

Organização curricular

MATÉRIA HORAS
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Desenvolvimento e Aprendizagem 60h
Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico 80h
Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional 60h
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico 80h
O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino 80h

Formas de pagamento

Boleto 22 x R$ 264,00
Cartão 12 x R$ 265,00
Cheque 16 x R$ 212,00
À vista R$ 2.800,00

Tenho Interesse

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Pós-graduação
12 MESES
460 HORAS
R$ 212,00 mensais *