Objetivo

? Desenvolver atividades de pesquisa, na área de Gestão Educacional em Direitos Humanos, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; ? Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; ? Analisar os fundamentos da Gestão Educacional em Direitos Humanos refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades políticas; ? Aprofundar os conhecimentos sobre a Gestão Educacional em Direitos Humanos a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas. ? Subsidiar a construção de uma leitura histórica, sistemática e interdisciplinar dos direitos humanos e das questões étnico-sociais como conteúdos de ação pedagógica e política, através do estudo da história, das concepções, dos fundamentos e das metodologias a ela ligadas na perspectiva da gestão e educação; ? Compreender e refletir sobre a história, as concepções e as metodologias da educação em direitos humanos e sua relação com a educação formal e não formal; ? Qualificar a capacidade de planejamento pedagógico com ênfase para organização de atividades educativas e o desenvolvimento de subsídios e materiais didático-pedagógicos acerca dos direitos humanos para a educação básica e a educação não formal; ? Oportunizar a troca de vivências, reflexões e experiências e a sistematização de práticas de ação educativa em direitos humanos e em questões étnico-sociais; ? Levantar os fundamentos sociológicos e filosóficos dos Direitos Humanos.

Público-alvo

O egresso deste curso poderá atuar na Gestão Educacional em Direitos Humanos, tanto no setor governamental, como não governamental, como profissional crítico sobre seu papel na preservação destes direitos, em especial no que se refere à questão étnica. O curso destina-se a a quaisquer Profissionais com Curso Superior, embora mais comumente para aqueles formados nos cursos da área de Ciências Humanas, em particular Serviço Social, Sociologia, Filosofia e correlatos.

Metodologia

Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão, de memorial acadêmico e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica, componente do módulo básico, não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%. Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso ? TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a) Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b) Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas do módulo básico, juntamente com as atividades das disciplinas do módulo específico, comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.

Organização curricular

MATÉRIA HORAS
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos dos Direitos Humanos 40h
Direito Constitucional e Legislação Social 40h
Educação para Direitos Humanos: Fundamentos Históricos e Teóricos 40h
Educação para as Populações Específicas 40h
Introdução Conceitual para a Educação: Diversidade e Cidadania 40h
Aspectos Político-Pedagógicos da EJA 40h
Sujeitos da EJA e Mundo do Trabalho 40h
Legislação e Instrumentos de Avaliação de Políticas Públicas em EJA 40h

Formas de pagamento

Boleto 22 x R$ 336,00
Cartão 12 x R$ 350,00
Cheque 16 x R$ 279,00
À vista R$ 3.930,00

Tenho Interesse

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Pós-graduação
12 MESES
420 HORAS
R$ 279,00 mensais *