CONVÊNIO INTERNACIONAL

O convênio entre a Unyleya e a Universidade de Aveiro (Portugal) prevê a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional em temas atuais e de interesse geral. O objetivo é oferecer uma experiência rica para os estudantes por meio de discussões, visitas de campo e outras atividades, sempre no campus da Universidade de Aveiro e com a condução do seu corpo docente.

Em 2019 foi escolhido o tema Educação e Inovação para a Economia Digital e Colaborativa, mas em 2020 não foi possível oferecermos o programa em razão das restrições sanitárias impostas pela Pandemia da Covid-19. Esperamos que em 2021 possamos voltar a oferecer essa experiência aos nossos estudantes.

O Curso

O curso de Extensão Internacional em Educação e Inovação para a Economia Digital e Colaborativa foi criado sob encomenda para a Unyleya com o objetivo de transformar o aluno, em curto prazo, em um profissional mais completo e preparado.

O objetivo geral do curso era qualificar os profissionais em três grandes vertentes do setor:

  • A transformação digital nos sistemas de produção de bens e serviços, bem como nos modelos de consumo, crescimento e desenvolvimento;

  • O papel crescente das redes, relações e tecnologias de suporte à colaboração e ao envolvimento de stakeholders nos novos modelos de criação de valor;

  • A demanda crescente por modelos de educação, capacitação e atualização de competências para o consumo e trabalho em contextos digitais.

O curso de Educação e Inovação para a Economia Digital e Colaborativa enquadra-se nos escopos da Universidade de Aveiro no âmbito da formação ao longo da vida e da internacionalização da sua oferta formativa.

A capacitação proporciona uma oportunidade acadêmica complementar e adaptável a diferentes públicos, principalmente aos internacionais.

Ainda atende às necessidades de qualificação e requalificação, de forma transversal, em competências para a inovação em contextos onde a digitalização de processos e as dinâmicas colaborativas assumem um papel fundamental.

Público-Alvo

O curso de extensão em Educação e Inovação para a Economia Digital e Colaborativa é exclusivo para alunos, ex-alunos e corpo docente da Faculdade Unyleya.

São admitidos candidatos com graduação ou experiência profissional/pessoal considerada relevante na Educação, da Gestão e da Inovação ou áreas afins.

Módulos

O curso foi oferecido em módulos e de forma intensiva ao longo de uma semana em Aveiro e, como parte do cronograma, os alunos vão fazer visitas a empresas e organizações locais.

TEMAS ÁREA CIENTÍFICA NÚMERO TOTAL DE HORAS (30h)
Contexto Econômico, Social e Cultural para a Inovação: o caso de Portugal e da Europa Economia 6,5h
Transformação Digital e Novos Modelos de Criação de Valor Gestão 6,5h
Educação e Competências para a Economia e Cidadania Digital Educação 4h
Digitalização e Colaboração: Redes e Respostas aos Desafios de Desenvolvimento Economia/Gestão 6,5h
Ecossistemas Colaborativos e Inteligentes: Infraestruturas Tecnológicas e Humanas IT/Gestão 6,5h

Cronograma de Aulas

Dia 1 Manhã


Abertura
Contexto Econômico, Social e Cultural para a Inovação:
o caso de Portugal e da Europa
Tarde

Apresentação e definição de Temas
de Trabalho e Grupos de Trabalho

Dia 2 Manhã

Transformação Digital e Novos Modelos de Criação de Valor
Tarde

Visita técnica 1
Dia 3 Manhã

Educação e Competências para a Economia e Cidadania Digital
Tarde

Livre
Dia 4 Manhã

Digitalização e Colaboração:
Redes e Respostas aos Desafios de Desenvolvimento
Tarde

Visita técnica 2
Dia 5 Manhã

Ecossistemas Colaborativos e Inteligentes:
Infraestruturas Tecnológicas e Humanas
Tarde

Apresentação e Discussão de Propostas de Trabalho
Total: 30 horas/aula

Sobre a Universidade de Aveiro

Criada em 1973, a Universidade de Aveiro é uma fundação pública portuguesa com regime de direito privado que atua no segmento educacional com cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Atualmente, é considerada uma das mais importantes do país Europeu, por oferecer qualidade na infraestrutura e excelência do seu corpo docente. Com destaque no panorama universitário, a Instituição possui cerca de 15.000 alunos em seus programas de Graduação e Pós-Graduação.


Conheça o Campus

O Convênio

Diretor da Faculdade Unyleya e Vice-Reitos da Universidade de Aveiro

Diretor da Faculdade Unyleya, Engels Rego e Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Professor Doutor Gonçalo Paiva Dia

A Unyleya, atenta às tendências acadêmicas, investe na internacionalização de seu ensino ao fechar parceria com a Universidade de Aveiro, em Portugal.

Para atender às necessidades de seus alunos, ex-alunos e corpo docente, o convênio contempla a troca de conhecimento entre a Unyleya com a universidade portuguesa para o aprimoramento acadêmico e profissional.

O curso de curta duração proporciona conteúdo voltado ao mais completo preparo do profissional que deseja aperfeiçoar seu conhecimento.

Investimento

Convênio Acadêmico

30 horas/aulas presenciais separadas por módulos
Visitas técnicas em empresas e outras organizações locais
Tutoria para o trabalho de conclusão de curso
Recepção + Jantar de Abertura

Despesas com passagens, traslados e hospedagens serão por conta do aluno e em locais de sua preferência. O valor médio das diárias varia de € 40 a € 90, conforme tipo de acomodação.

Valor: A confirmar

Certificação

A certificação foi concedida pela Universidade de Aveiro e avaliada mediante aprovação de trabalho de conclusão, em que o aluno desenvolve um capítulo de um livro produzido e escrito com a colaboração e apoio dos professores da Universidade de Aveiro e da Unyleya.

Os temas dos trabalhos foram definidos de forma alinhada com as temáticas do curso e com os interesses pessoais e profissionais dos participantes. O final do curso contempla a publicação de um livro com os trabalhos apresentados. A frequência do curso envolve a participação na sala de aula e nas visitas de estudo previstas no cronograma de aula.

Faça sua inscrição

Corpo Docente

António Moreira

Bruno Marques

José Fonseca

Mara Madaleno

Maria Cristina

Mário Rodrigues

Marlene Amorim

Marta Dias

Vasco Lagarto

Atividade Cultural

Com muitas belezas e histórias para serem descobertas, Portugal é marcada por Castelos, Palácios e Mosteiros espalhados por todo país, que te fazem voltar ao tempo de um rico passado. Dificilmente você não se sentirá encantado pela terra-mãe.

A gastronomia é marcada, tradicionalmente, pelo Bacalhau, um dos pratos que estará evidente por onde passar. Mas, não deixe de desfrutar dos pastéis de nata, cozido português e os miríades de doces.

Visitar Portugal torna-se uma viagem apaixonante pelo laços que nos unem ao país, que vai muito além do idioma em comum, mas, sim, por sua história, cultura e gastronomia.

Contatos

extensaoaveiro@unyleya.com.br