Objetivo

Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação jurídica no mundo contemporâneo;

Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação jurídica, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;

Exercitar normas cientificas na elaboração de trabalhos acadêmicos jurídicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;

Enfocar a realidade educacional do Ensino Superior brasileiro, identificando as principais tendências, resultados e impasses;

Refletir sobe as políticas da educação jurídica no Brasil, numa referência às didáticas e metodologias empregadas no ensino universitário;

Conhecer e refletir sobre os fundamentos legais que regem o ensino superior na atualidade.

Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente de mediação da práxis didático pedagógica;

Refletir sobre os saberes necessários no ensino jurídico e estimular a reflexão crítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos e éticos que regem o ensino jurídico e a sua aplicabilidade na ação educativa;

Conhecer os planejamentos educacionais do ensino jurídico e compreender a sua aplicabilidade na prática docente como instrumento essencial na organização do trabalho pedagógico;

Compreender a didática jurídica como base para ação docente;

Compreender a construção de competências e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação jurídica;

Refletir sobre a avaliação como ferramenta capaz de contribuir para o processo de ensino /aprendizagem jurídica em ambientes universitários;

Oferecer a professores do Ensino Jurídico os fundamentos, elementos e meios à ação docente de qualidade;

Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas da realidade cotidiana da sala de aula.

Possibilitar ao profissional do Ensino Jurídico o desenvolvimento de habilidades e de competências necessárias para uma prática pedagógica abrangente e de qualidade.

Público-alvo

O curso destina-se a atender bacharéis em direito, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores do Ensino Superior.

Metodologia

Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão, de memorial acadêmico e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica, componente do módulo básico, não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%. Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso ? TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a) Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b) Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas do módulo básico, juntamente com as atividades das disciplinas do módulo específico, comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.

Organização curricular

MATÉRIA HORAS
Metodologia da pesquisa e da produção científica 40h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Português Jurídico 30h
Introdução ao Direito da Educação 30h
Marco regulatório do ensino do Direito - desde as Diretrizes Curriculares Nacionais até as normas para Estágio Supervisionado 30h
Processos de Ensino-Aprendizagem e Avaliação no Ensino do Direito 60h
Competências e Habilidades para o Estudante de Direito 30h
Produção do Conhecimento e Pesquisa Jurídica 60h
Poder Judiciário e Ensino do Direito - Aspectos Pedagógicos da Utilização da Jurisprudência 80h

Formas de pagamento

Boleto 22 x R$ 336,00
Cartão 12 x R$ 350,00
Cheque 16 x R$ 279,00
À vista R$ 3.930,00

Tenho Interesse

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Pós-graduação
12 MESES
420 HORAS
R$ 279,00 mensais *