Objetivo

Este curso de atualização e extensão em Drenagem Urbana visa colocar engenheiros, gestores de órgãos públicos, técnicos de transportes, em dia com os atuais critérios de drenagem urbana e suas variáveis hidrológicas, assim como elementos hidráulicos de estruturas de controle, aspectos de ocupação urbana relacionados à drenagem e aspectos de controle da água pluvial.

Público-alvo

Destinado a engenheiros, gestores de órgãos públicos, técnicos em transportes e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, mecânica, elétrica/eletrônica e arquitetura, bem como profissionais atuantes nas áreas de projetos e construção.

Conteúdo

Discussão introdutória sobre as cheias urbanas: Hidrologia urbana; Hidrologia superficial; Impactos da urbanização no ciclo hidrológico. Conceitos de drenagem urbana: Conceituação histórica; Sistema de drenagem e controle de inundações; Medidas estruturais e não estruturais. Projeto urbano sensível à água: Cidades resilientes; Controle de inundações com aspectos urbanísticos e paisagísticos; Requalificação de rios urbanos. Projeto de drenagem tradicional: Conceitos gerais; Chuva de projeto; Noções básicas de hidráulica; Microdrenagem urbana; Macrodrenagem urbana. Projeto de técnicas compensatórias em drenagem urbana: Medidas de armazenamento; Medidas de infiltração; Chuva de projeto; Dimensionamento de técnicas compensatórias; Recomendações de projeto. Casos de Estudo.

O curso é certificado pelo grupo HCT.

Valor do curso

Forma de pagamento Valor Total Número de parcelas Valor da Parcela