Objetivo

Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundo contemporâneo; Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas a pesquisas qualitativas em educação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; Enfocar a realidade educacional da Educação Básica, identificando as principais tendências, resultados, desafios e conquistas; Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente de mediação das práxis didático-pedagógica; Conhecer os fundamentos e a importância do Planejamento Estratégico e sua aplicabilidade na Educação Básica; Refletir sobre a avaliação como ferramenta capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem; Estimular a reflexão crítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, legais, metodológicos e éticos que regem a Educação profissional de nível técnico. Conhecer e analisar o processo e o desenvolvimento da Educação Especial inclusiva, a partir dos aspectos: histórico, legislativo e social; Promover a reflexão crítica sobre a prática docente, a partir de problemáticas da realidade cotidiana da sala de aula; Conhecer especificidades do ambiente físico e social escolar da Educação Básica; Possibilitar o conhecimento e habilidades necessárias à gestão de projetos em Educação; Conceituar Sistema e conhecer a estrutura o funcionamento do Sistema de Ensino Brasileiro; Refletir sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa; Analisar os fatores que interagem na aplicação racional e crítica de Tecnologias da Informação e Comunicação no processo educativo escolar, na perspectiva de conversão dos recursos em objetos de aprendizagem. Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação; Analisar e refletir sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica; Aprofundar os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos; Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais que favorecem uma gestão de qualidade, tais como gerir processos, planejar coletivamente, avaliar processos e promover a participação coletiva; Compreender a gestão escolar como ação coletiva a ser construída de forma integrada e participativa; Ampliar os conhecimentos sobre gestão escolar democrática de forma a desenvolver as habilidades para a construção de projetos pedagógicos construídos coletivamente;

Público-alvo

O curso destina-se a: licenciados que pretendam especializar-se em sua área de formação; gestores que pretendam especializar-se em sua área de formação e atuação; bacharéis com formação acadêmica relacionada aos componentes curriculares da Educação Básica, que desejem tornar-se docentes e a professores licenciados que desejem atuar na área como gestores.

Metodologia

Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão, de memorial acadêmico e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%. Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso ? TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a) Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b) Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas do módulo básico, juntamente com as atividades das disciplinas do módulo específico, comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.

Organização curricular

MATÉRIA HORAS
Metodologia da pesquisa e da produção científica 40h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Psicologia da Educação e Aprendizagem 60h
Sistemas de Ensino e a Gestão Educacional e Escolar 60h
Currículos e Programas e Planejamento Estratégico 60h
O Espaço Educativo e as Tecnologias da Informação e da Comunicação 60h
O Exercício do Magistério - metodologias didático-pedagógicas 60h
Gestão de Projetos e Educação 40h
Fundamentos da Educação Profissional e Educação Inclusiva 60h

Valor do curso

Forma de pagamento Valor Total Número de parcelas Valor da Parcela
Boleto (Valor integral do curso) R$5.808,00 22 R$264,00

Valores promocionais

Forma de pagamento Valor Total Número de parcelas Valor da Parcela Vantagens
Cheque ou Cartão de Crédito Recorrente R$3.392,00 16 R$212,00 Não compromete o limite do seu cartão
Cartão de Crédito R$3.180,00 12 R$265,00 Melhor custo benefício
À vista R$2.800,00 - - Menor valor, maior desconto

Tenho Interesse

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