Conheça os valores e condições especiais de Julho
Conheça os valores e condições especiais de Julho
A importância do curso, diante do cenário sócio-político e profissional atual, se prendem no contexto da escassez de uma continuidade acadêmica ao profissional graduado em gastronomia. Hoje, o mercado gastronômico, com toda a sua expansão prática, ingressando o profissional em diversas linhas das práxis da produção in loco, seja em restaurantes, em catering e em áreas da rotina mecânica da profissão, anulou a sua sucessão intelectual e educacional. Isto posto, não temos nenhum curso – como o proposto neste projeto pedagógico, que dê ênfase na docência superior em gastronomia. O profissional da área que pretende seguir a carreira acadêmica busca uma formação desconjugada, infelizmente, sem uma organização curricular eficiente, atrativa e construtiva à gastronomia.
A educação à distância se integra de forma coesa, estratégica e visionária na profissão, haja vista, se trabalhar apenas o núcleo metodológico, educativo e fundamentado no síncrono do ensino superior. Em síntese, o graduado em gastronomia é dotado da praticidade e da edificação dos métodos e das técnicas “de cocção, de criação, de modos de se fazer e do resultado final tangível da obra gastronômica”. Outrossim, a parte teórica se encontra em um segundo plano dentro da formação acadêmica. Logo, o objetivo deste lato sensu se enquadra na doação das diretrizes de abstração congruente sobre tal ação adquirida à posteriori, com foco educacional.
O mercado de trabalho para o docente universitário em gastronomia está em ascensão dentro da carreira acadêmica, uma vez que, muitos profissionais optam pela prática a teoria, apenas; mas para ensinar, demanda um professor qualificado, com visão não apenas de mercado, mas também das várias didáticas que contemplam o nosso ensino superior.
Gastronomia é uma área de atuação que vem prosperando velozmente nos últimos anos. Isto posto, as Universidades no Brasil e no mundo estão investindo cada vez mais em uma didática de ensino que realmente seja eficiente e que atraia cada vez mais alunos interessados nesse ramo.
Uma didática educacional de qualidade se forma na tríade do conhecimento, do aprendizado e da tecnologia, visto que, as Universidades precisam, ainda, investir na pós-graduação para aqueles interessados em ingressarem na docência superior da área.
Observa-se a grande procura da inserção dos alunos formandos nas salas de aulas, por distintas razões:
A paixão pela arte de ensinar;
Aquisição de uma visão holística dos mercados de trabalho e laborativo da gastronomia;
Cessão do conhecimento adquirido;
Valorização na remuneração versus tempo de trabalho que difere das diligências práticas do dia a dia em uma cozinha – de restaurante ou industrial;
A busca constante de atualização e preenchimento do espaço cognitivo objetivando passar o conteúdo de forma plena e segura;
Maior visibilidade do marketing pessoal atrelado ao branding institucional insertado;
Satisfação e status do profissional;
Permissão de jornadas amplas de trabalho em diversas instituições, aumentando financeiramente os ganhos;
Ganho e troca de experiências práticas;
Entre outras.
Infelizmente, não temos no mercado da educação, cursos de pós-graduação diretamente ligados à gastronomia. Busca-se, sempre, uma extensão universitária não congruente objetivando adentrar de forma expressa na sala de aula do ensino superior, ministrando conhecimentos atualizados.
Para que os pontos principais que envolvem a didática de ensino sejam analisados de forma plena e aderente, é imprescindível que todos estes tópicos sejam estudados, compreendidos e trabalhados dentro de uma formulação de ensino que pontue um aprendizado de qualidade, dentro da matriz curricular edificada nessa proposta. Ainda, que transmita ao futuro profissional uma visão mais ampla do que está sendo pesquisado e expandido mundo à fora, possibilitando com isso, sua inserção no mercado de trabalho de maneira proeminente e gabaritada.
Com isso, as vantagens com a conclusão do curso proposto, devido a ascensão rápida e de grande rotatividade no cenário do ensino da gastronomia, é que os alunos terão um diferencial de pós-graduação – único no país com a carga horária e currículo disciplinar apontados – para se destacarem no mercado acadêmico. Com profissionais atuantes na área, inseridos como tutores na grade curricular deste projeto, todos os envolvidos serão divulgadores diretos do curso por meio de redes sociais, folders entregues nas faculdades de gastronomia, multimídia e mailing list.
Para que seja criada a didática de ensino no âmbito da gastronomia, é importante que se busque empregar critérios e métodos que realmente chamem a atenção dos alunos, e que trabalhem o conhecimento de modo que, esse realmente, seja assimilado e retratado pelo estudante em seu dia-a-dia profissional. Sendo assim, esse alvitre vem abordar a questão da construção do curso e suas justificativas.
Planejamento Educacional à Docência Superior da Gastronomia | 40h |
Psicopedagogia Aplicada ao Ensino Superior | 40h |
Sustentabilidade Aplicada à Gastronomia | 40h |
Metodologia Prática de Ensino | 40h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Avaliação de Ensino-aprendizagem Aplicada à Gastronomia | 60h |
Epidemiologia e Saúde Preventiva à Gastronomia | 60h |
Fundamentos do Ensino Superior | 40h |
Carga Horária Total | 360h |
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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* | 60h |
Carga Horária Total com TCC | 420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Promover a especialização de profissionais que atuam ou desejam atuar na área da docência em gastronomia, consultores, coordenadores e gestores de estabelecimentos do ensino da gastronomia – superior ou livre, de acordo com as exigências vigentes do MEC e das tendências atuais deste mercado didático, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como profissionais qualificados da educação com ênfase na Gastronomia. Ampliar a compreensão de concepções acerca de teorias e práticas de ensino do ciclo superior e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da atividade de professor universitário para o curso de gastronomia; Analisar os fundamentos da Gastronomia e da Alimentação em geral, refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais; Aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas educacionais da transmissão do conhecimento contemporâneo da gastronomia a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação superior; Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como Gastrólogo.
O curso é destinado aos graduados em Gastronomia, Hotelaria, Nutrição, Engenharias de Alimento, Química e de Produção, Pedagogia, Administração, Marketing, Biologia e demais profissionais de nível superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos no segmento da alimentação. Portanto o curso não possui restrição de matricula.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
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