Pós-Graduação EAD

Educação Especial Inclusiva

date_range 8 meses
schedule 400 horas
smart_display Vídeoaulas Exclusivas
verified_user Reconhecido pelo MEC
military_tech Qualidade Unyleya
phone_android 100% online
Faixa 1
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Sobre o Curso

Um mundo inclusivo é um mundo no qual todos têm acesso às oportunidades de ser e estar na sociedade de forma participativa. A relação entre o acesso às oportunidades e as características individuais não é marcada por interesses econômicos ou pela caridade pública. A proposta inclusiva pressupõe uma ressignificação da sociedade e, nela, da escola que temos hoje, para que ofereça respostas educativas de qualidade para todos.

Para tratar da inclusão escolar, o primeiro desafio que temos a vencer é a questão da acessibilidade. Acessibilidade implica em vencer as barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais. Assim, a política educacional brasileira vem enfrentando o desafio de construir uma escola de qualidade para todos, fruto do movimento mundial que reconhece e reafirma o direito que todas as pessoas têm à educação. (Declaração de Salamanca, Declaração de Montreal, entre outras).

O processo de inclusão pressupõe uma reestruturação do sistema de ensino, que deverá adequar-se à diversidade de seus alunos. Desta forma, o curso está estruturado para propiciar ao profissional uma visão geral da educação especial inclusiva no contexto da educação e levá-lo a uma reflexão sobre as mudanças no fazer pedagógico. Essa visão é fundamental para promover o acesso e a permanência, com qualidade, na escola dos alunos com necessidades educacionais especiais. Além de políticas públicas são necessárias ações que capacitem o profissional para o entendimento dessa questão e a busca de soluções que redimensionem o cotidiano escolar.

 

Conteúdos nesta página

Grade curricular

Desenvolvimento Profissional 40h
Educação Especial Inclusiva na Sociedade Contemporânea 60h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - A Síndrome de Down e seus Aspectos de Desenvolvimento e Aprendizagem; a Deficiência Física 60h
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares 60h
Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade 60h
As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - A Educação Inclusiva 60h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdocegueira) 60h

Carga Horária Total 400h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 460h

*O TCC é opcional e tem custo adicional.

Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho

Carla Cristie de França Silva

Doutora e mestre em Psicologia. MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação. Pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília. Professora Pesquisadora na Universidade Aberta do Brasil. Coordenou o curso de Pedagogia e o Programa de Formação de Professores a Distância na Universidade Católica de Brasília. Coordenou a área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro consultor da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Membro associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Integrante do GT - Cultura, Pensamento e Linguagem na Contemporaneidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Cursa o Pós-doutorado na Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento Escolar (IP/PED/PG-PDE) como bolsista CAPES, PROCAD Amazônia.

[...]

O que o curso vai te possibilitar

Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva. Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio-histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola. Discutir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades. Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação; Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado; Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola; Considerar sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade. Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais; Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros; Expandir os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos; Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira. Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos. Realizar atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola. Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas; Ponderar sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica; Promover reflexão sobre as bases teórico-metodológicas para o exercício da Educação Especial Inclusiva articulada à produção do conhecimento no ensino e na pesquisa de saberes essenciais para a prática pedagógica em salas de aula inclusivas. Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

Como você vai estudar

Público-alvo

Destinado  a educadores e demais profissionais graduados que atuam ou venham a atuar na área da educação especial.

Certificação

A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.

A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Vantagens de estudar na Unyleya

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Há mais de 17 anos oferecendo educação de qualidade.

Projetos de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa

Programa voltado para a pesquisa docente e projetos de estudantes.

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Perguntas Frequentes

Sim. A Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC): Portaria nº 1663/2006 Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. Portaria nº 426, de 2 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores, podem ser consultadas na página do MEC: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Unyleya são 100% online, pelo aplicativo ou pela internet. As atividades avaliativas são realizadas no Portal do Aluno.Não precisa participar de nenhum encontro presencial.

Os cursos oferecidos pela Unyleya possuem carga horária total média de 360 horas para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. A carga horária e demais informações estão disponíveis na página do curso.

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