A transformação digital mudou a forma como todos nós interagimos com pessoas, instituições, processos e ferramentas, ou seja, mudou a forma como vivemos. Tudo tem se tornado mais ágil e fácil de ser feito e/ou conquistado. Quando pensamos em um profissional de tecnologia da informação, isso não é diferente. A demanda pela entrega de produtos e serviços de forma mais rápida e eficaz tornou-se mandatório dentro desse universo. Para que isso seja possível, as empresas adotaram a prática do desenvolvimento ágil de software, o que já foi uma grande evolução. Porém, só isso não garante uma entrega de software de qualidade.
É neste contexto que entra em cena o conceito de DevOps, que é um conjunto de práticas, visando integrar as equipes de desenvolvimento de softwares e operações, em conjunto com a adoção de processos automatizados para criação rápida de produtos e serviços.
A adoção do DevOps é crucial para os times de desenvolvimento e operações terem um pipeline bem estruturado do processo automatizado de entrega de features/releases,
1 http://tutano.trampos.co/13658-guia-de-profissoes-devops/
2 https://cio.com.br/engenheiro-de-devops-e-o-profissional-mais-recrutado-no-linkedin-em-2018/ minimizando as falhas e garantindo entregas de qualidade. Serão utilizados nesse processo: ferramentas de versionamento de código, integração contínua, automatização de testes, monitoramento de aplicações etc.
Ao final do nosso curso, o aluno irá adquirir conhecimentos avançados das melhores práticas para implantação do DevOps, aplicar os conceitos de SaaS, IaC e PaaS, containers, integração contínua, deploy contínuo, testes automatizados e estará apto a implementar a cultura DevOps no processo de desenvolvimento de software.
A especialização em Engenharia DevOps usará a abordagem hands-on, ou seja, ao longo das disciplinas os alunos irão colocar em prática o conteúdo visto. Serão trabalhados conteúdos como: Os três pilares base para o entendimento da cloud computing aplicada para o DevOps; Os principais desafios e paradigmas a serem enfrentados na adoção do DevOps e sua realização do planejamento e aplicação das soluções; As melhores práticas, ferramentas e processos por dentro das novas tecnologias mais utilizadas no mercado; A aplicação ágil de software ligadas às ferramentas XP, Kanban, Scrum etc.; Instalação, configuração e gerenciamento de ferramentas, tais como o Zabbix, úteis para monitoramento de toda a infraestrutura e as aplicações de um trabalho; entre outros. Por fim, o curso será concluído com o desenvolvimento de um projeto no qual o aluno irá colocar a mão na massa e pôr em prática tudo que foi aprendido.
Então, o curso de Engenharia DevOps almeja suprir a carência de profissionais especializados na área, além de manter o especialista em constante atualização conforme as novas tecnologias, fornecendo conhecimentos específicos tanto em desenvolvimentos como em operações (sysadmin).
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Implantação da Cultura DevOps |
40h |
Metodologias Ágeis |
40h |
Infraestrutura de Cloud Computing |
60h |
Melhores Práticas em DevOps |
60h |
Gerenciamento e Monitoramento de Aplicações e Infraestrutura |
60h |
DevOps na Prática |
60h |
Carga Horária Total |
360h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
André Luís Moreira
Mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFCG.
Especialista em Gestão de Projetos.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e na área de Gestão de Projetos, com ênfase em metodologias ágeis.
Possui certificações CTFL (Certified Tester Foundation Level da ISTQB®), CTFL-AT (Certified Tester Foundation Level - Agile Tester da ISTQB®) e CSM (Certified Scrum Master da Scrum Alliance®).
[...]
Andreza de Sousa Vieira
Doutora e mestre em Ciência da Computação pela UFCG.
Tecnóloga em Sistemas para Internet pelo IFPB.
Experiência com desenvolvimento de sistemas web, análise de requisitos de sistemas, e metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Atua também como avaliadora de instituições de ensino superior pelo MEC-INEP.
CEO da Educ, empresa especializada no ramo de serviços educacionais.
[...]
Jamisson Freitas
Doutorando em Ciência da Computação pela UFPE, com ênfase em Inteligência Artificial.
Mestre e bacharel em Engenharia da Computação pela UPE.
Licenciado em Computação pela UFRPE.
Técnico em Gestão de Empresas pela Fundação Bradesco.
Possui certificação OCJP pela Oracle e CAPM pelo PMI.
Líder Técnico e Consultor em Ciência de Dados no CESAR, consultor em IA e Dados na WeUp.ai.
[...]
Janssen dos Reis Lima
Especialista em Administração em Redes Linux pela UFLA.
Bacharel em Sistemas de Informação.
Trabalha na equipe de Monitoramento no Grupo Globo, participando de projetos com Zabbix, Python, AWS, Azure, GCP, Docker, Docker Swarm, Kubernetes, Grafana, Prometheus e outras tecnologias.
Autor dos livros “Monitoramento de Redes com Zabbix” e “Consumindo a API do Zabbix com Python”.
Possui as certificações: Kubernetes CKA; Azure AZ-104; Scrum Master; Zabbix Specialist ZCS; e Zabbix Professional ZCP.
[...]
Osanam Giordane
MBA em Gestão de Segurança da Informação.
Graduação em Banco de Dados.
Associado ONG MTAC de Tecnologia.
Atuação profissional em arquitetura Cloud Computing, transformação digital dentro da cultura DevOps com ferramentas de automação e especialista em Infraestrutura e virtualização Microsoft.
Palestrante em eventos nacionais de tecnologia.
Premiação Microsoft MVP - Cloud and Datacenter Management - 7º ano consecutivo.
[...]
Rommel Ramos
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Gerente de Projetos Ágeis da Caixa Econômica Federal.
Professor e conteudista de pós-graduação.
Atua há 25 anos em diversas áreas da tecnologia e na área acadêmica.
[...]
O que o curso vai te possibilitar
Aplicar os conceitos de SaaS, IaC e PaaS, containers, integração contínua, deploy contínuo, testes automatizados, dentre outros;
Executar as técnicas, processos e ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho;
Preparar profissionais de TI para atuar em consonância com as melhores práticas de implantação da cultura DevOps no processo de desenvolvimento de software.
Curso destinado a profissionais graduados nas áreas de Tecnologia da Informação, tais como Analistas de Sistemas, Desenvolvedores, Analistas de Suporte, Administradores de Sistemas, Administradores de Redes, Gerentes de Projetos, Analistas de Testes, Arquitetos de Software etc., que desejam se especializar na cultura DEVOPS, no processo de implantação, na manutenção e na evolução de sistemas.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
Ver Mais...