O fenômeno das interações medicamentosas é atualmente um dos tópicos mais importantes da farmacologia para prática clínica. O uso concomitante de vários medicamentos, como estratégia terapêutica, e o crescente número desses agentes no mercado são alguns dos fatores que contribuem para o aumento dos efeitos benéficos da terapia, mas também permitem a interferência mútua das ações farmacológicas, podendo levar a alteração do efeito desejado.
A prescrição simultânea de vários medicamentos e a subsequente administração é uma prática comumente utilizada em esquemas terapêuticos clássicos, com a finalidade de melhorar a eficácia dos medicamentos, reduzir a toxicidade, ou tratar doenças coexistentes. A missão do curso Farmacologia e Interações Medicamentosas é proporcionar aos profissionais uma abordagem interdisciplinar para compreender a farmacologia a partir de uma perspectiva comportamental de saúde, biológica, social e cultural.
As disciplinas permitem que os participantes percebam conexões e semelhanças entre as áreas acadêmicas à medida que aprendem a formular e avaliar questões relacionadas à saúde, meio ambiente e outras políticas públicas que afetam a saúde humana. O projeto espera que os discentes do curso possam participar com sucesso e eficácia no despertar do interesse pela literatura acadêmica atual, dominando conceitos profissionais básico s em diferentes níveis, e comunicar informações e ideias de forma clara, concisa, sucinta e útil em qualquer ambiente profissional.
Assim, observa-se que o mercado de trabalho apresenta inúmeras possibilidades de carreira, que possibilita ao profissional orientar o uso correto desses medicamentos, interagir com o paciente e verificar possíveis dúvidas sobre a medicação a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
O profissional qualificado em Farmacologia e Interações Medicamentosas tem como função orientar de forma segura e eficaz, exercendo o processo educativo de prover informações sobre os medicamentos utilizados, auxiliando e aconselhando no seguimento terapêutico de pacientes que fazem uso de diversas medicações, de forma individualizada visando um tratamento eficaz.
Devido a essa ser uma área em plena ascensão e com poucos profissionais qualificados em interações medicamentosas, as perspectivas de um profissional qualificar-se na área são excelentes, uma vez que o mercado de trabalho certamente irá absorver rapidamente pessoas qualificadas em Farmacologia e Interações Medicamentosas para trabalhar com diversas doenças e pacientes que fazem uso de vários medicamentos.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde |
40h |
Interações Farmacocinéticas |
40h |
Medicamentos Potencialmente Interativos |
40h |
Interações entre Medicamentos Sintéticos |
40h |
Interações Farmacêuticas |
40h |
Interações Medicamento-Alimento |
40h |
Interações Farmacodinâmicas |
40h |
Interações Medicamento-Exame Laboratorial |
40h |
Interações Medicamento-Droga |
40h |
Carga Horária Total |
360h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Bruna Bernar Dias
Mestre em Ciências Farmacêuticas.
Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas.
[...]
Carolina Galvão Sarzedas
Doutora em Ciências (Bioquímica) pela UFRJ; Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRJ; Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO. Possui experiência em laboratório de pesquisa e desenvolvimento na UFRJ na área de bioquímica de proteínas e biologia molecular. Orientadora educacional com direcionamento no desenvolvimento de projetos e artigos.
[...]
Caroline Portela Peruzzi
Mestre em Ciências Farmacêuticas com área de concentração em Toxicologia Ocupacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS, atuando no Laboratório de Toxicologia (LATOX) da Faculdade de Farmácia da UFRGS.
Graduação em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2016) com caráter generalista.
Tem experiência na área de Toxicologia, com ênfase em Toxicologia Ambiental, Ocupacional e Experimental e Toxicogenética. Autora de vários artigos publicados em Revistas Científicas. Coordenadora Acadêmica, Tutora e Elaboradora de Materiais Didáticos de cursos de Educação a Distância.
[...]
Daiane Dalla Lana
Doutora e mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.
Especialista em Análises Clínicas e Docência do Ensino Superior em Ciências da Saúde.
Pesquisadora clínica de pós-doutorado no Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Vivência prática na área de Análises Clínicas (Bioquímica, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia) e possui mais de 8 anos de experiência em pesquisa científica.
[...]
Débora Assumpção Rocha
Doutora em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em microbiologia, química farmacêutica medicinal e farmacocinética pré-clínica. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.
[...]
Graziela de Araújo Lock
Doutora e mestre em Ciências Farmacêuticas.
Bacharel em Farmácia.
[...]
Keli Staudt
Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS.
Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar.
Bacharel em Farmácia com Mérito Acadêmico concedido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS).
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas da UFRGS.
Autora de vários artigos publicados em Revistas Científicas.
[...]
O que o curso vai te possibilitar
Abordar conteúdos de inteligência emocional, gestão de relacionamento e comunicação;
Atualizar em novas tecnologias;
Capacitar profissionais para analisar e solucionar problemas;
Construir líderes e gestores de alto desempenho.
Descrever as classes dos medicamentos interativos e grupos de pacientes expostos ao risco;
Introduzir conteúdos avançados;
Ressignificar a compreensão dos princípios básicos e avançados sobre a importância da farmacologia aproximando o acadêmico a atuação profissional na área;
Rever os princípios farmacológicos relacionados aos mecanismos das interações medicamentosas;
Sugerir medidas práticas no intuito de prevenir a ocorrência de reações adversas decorrentes de interações fortuitas.
Curso destinado a profissionais graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, tais como farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentistas, biólogos, e outros profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos à farmacologia e interações medicamentosas.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
Ver Mais...