“O doente deve comer com gosto, o ato de comer deve constituir um prazer gustativo, visual, olfativo e tátil, considerando que a principal exigência de toda preparação dietética é agradar”. (Jorge, 2005).
Os alimentos e bebidas desempenham um papel importante no relacionamento entre os indivíduos e o contexto social. A refeição hospitalar ainda é rejeitada pela maioria dos indivíduos internados, que a consideram repleta de proibições e de privações. O serviço de alimentação e nutrição no ambiente hospitalar precisa quebrar paradigmas negativos, pois é conhecido como baixa qualidade e sem nenhum atrativo. Nesse contexto, a gastronomia hospitalar surge como coadjuvante da dietoterapia, tendo a preocupação com a preservação dos hábitos regionais, com uso de ingredientes sazonais e técnicas dietéticas eficazes.
A gastronomia hospitalar é uma tentativa inovadora, que vem unindo a ciência da nutrição com técnicas gastronômicas, contribuindo para o bem-estar e recuperação mais rápida dos pacientes hospitalizados.
O curso de gastronomia hospitalar vem inovar a formação complementar de profissionais na área de nutrição e gastronomia com sólidos conhecimentos de alimentação hospitalar. Essa área de atuação profissional unifica os princípios da gastronomia, nutrição, e hotelaria, as necessidades e expectativas dos pacientes que são supridas por uma equipe multidisciplinar que vai além do cuidado médico.
O curso proverá informações sobre o planejamento das dietas hospitalares, melhoria na apresentação, uso de ervas aromáticas e também modificações de textura, bem como a acentuação do aroma e adequação na temperatura, além de demonstrar um cuidado especial com este, ou seja, a refeição deixa de ser apenas uma bandeja com comida e passa a ser um instrumento que mostra o grande valor que o indivíduo representa dentro da unidade hospitalar. Por fim, visa dar subsídio aos profissionais que atuam nos serviços de alimentação hospitalar, foco na gestão de um serviço mais humanizado e que busca iniciativas pioneiras para melhorar o atendimento aos seus pacientes.
O intuito é formar profissionais para a melhoria da qualidade da alimentação no ambiente hospitalar, associando os aspectos nutricionais, sensoriais e gastronômicos, bem como estudar técnicas gastronômicas que valorizem, os sabores, os saberes e a qualidade nutricional no desenvolvimento de preparações hospitalares.
Contextualização da Gastronomia Hospitalar |
40h |
Cozinha Brasileira e Sazonalidade dos Alimentos |
40h |
Dietas Hospitalares e Composição dos Cardápios |
40h |
Patologia da Nutrição e Dietoterapia |
60h |
Aplicação de Técnicas Gastronômicas voltadas à Alimentação Saudável |
60h |
Boas Práticas em Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar |
40h |
Gestão do Serviço, Treinamentos, Recursos e Liderança |
40h |
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Carga Horária Total |
360h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Ana Raquel Araujo da Silva
Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Biotecnologia pela UECE. Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará; Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Ceará no programa de doutorado RENORBIO. Especialização em Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente em Produtos Naturais do Nordeste, Metabolitos Secundários, Atividades Antiviral, Antimicrobiana e Antioxidantes.
[...]
Danielle Luz Gonçalves
Nutricionista, especialista em Controle de Qualidade de Alimentos e mestre Nutrição Humana.
[...]
Josianne de Oliveira Tavares
Especialista em Gastronomia e Alta Cozinha, Nutrigenômica e Nutrigenética na Prática Clínica, Nutrição Aplicada a Gastronomia, Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial. Graduação em Nutrição pela Universidade Católica de Brasília. Técnica em Nutrição e Dietética na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) desde 2010. Membro voluntária do Projeto Vidas em Ação Brasil (Paraguai e Argentina) desde 2009.
[...]
Maria Luiza Félix Braga
Nutricionista e especialista em Nutrição Clínica.
[...]
Nair Sampaio
Doutorado em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho. Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará.
[...]
Silmária Costa
Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular Aplicada a Área da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Unyleya. Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará.
[...]
O que o curso vai te possibilitar
Aprofundar o conhecimento na cozinha brasileira;
Conhecer e dominar a elaboração dos cardápios hospitalares;
Estudar as boas práticas em unidade de alimentação e nutrição hospitalar;
Melhorar o entendimento das dietas e patologias hospitalares.
Profissionais de nível superior que atuam na área da alimentação tais como Nutricionistas, nutrólogos, engenheiros de alimentos, gastrônomos, empreendedores no ramo de alimentação no ambiente hospitalar. A condição prévia, para a matrícula no curso, será a comprovação de nível superior apresentada pelo candidato.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
Ver Mais...