A especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pretende contribuir para
a formação continuada de profissionais que atuam ou pretendem atuar em diversos espaços
educativos, oferecendo conhecimentos que contribuam para a práxis pedagógica, tendo como
referência as atuais concepções educacionais. Trabalhando na perspectiva da inter, trans e
multidisciplinaridade, o curso oferecerá subsídios para a compreensão do significado pedagógico
e das implicações e significações da ação pedagógica nos diversos aspectos que envolvem os
vários campos de atuação, encaminhando o estudante para a discussão das especificidades
pedagógicas da gestão escolar e coordenação pedagógica.
Serão abordados conhecimentos sobre saberes e competências pedagógicas no que diz
respeito à pesquisa em educação, às tendências atuais da educação brasileira, bem como à
organização do trabalho pedagógico, ao uso de tecnologias na educação, aos fundamentos
teóricos e práticos da gestão escolar, à coordenação pedagógica e à gestão de pessoas e de
processos. A materialização do princípio da ação-reflexão-ação se dará na formatação do
material didático-pedagógico na proposta de reflexões coletivas a serem realizadas no ambiente
virtual de aprendizagem e no desenvolvimento das atividades propostas nas disciplinas.
A oferta do curso vem responder a uma necessidade de formação e atualização dos
profissionais das mais diversas áreas de educação, em especial do pedagogo, que são desafiados
a exercer funções de gestores, tais como diretores e coordenadores pedagógicos. Tal proposição
é evidenciada de forma bastante clara no Artigo 64, da LDB 9394/96: A formação de
profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação
educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em
nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base
comum nacional.
Nesse sentido, é preciso observar que a melhoria na qualidade do ensino e a
transformação da própria identidade da educação brasileira estão intimamente ligadas à
dimensão da gestão nas unidades escolares, capazes de sustentar e dinamizar ações conjuntas,
associadas e articuladas às condições materiais e humanas disponíveis no contexto escolar, de
modo a atingir a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos. Para tanto, é necessária a
compreensão mais acurada do profissional em gestão escolar acerca dos desafios e das possibilidades da inovação educacional, de modo que possa estabelecer direcionamentos
adequados para a construção de uma escola de boa qualidade. Logo, o curso de Gestão Escolar e
Coordenação Pedagógica atende aos preceitos legais para formação de gestores e
coordenadores escolares aptos a atuarem em diversos contextos educacionais, reconhecendo
sua complexidade como sistema aberto que é.
Desenvolvimento Profissional |
40h |
O Papel do Gestor e do Coordenador na Organização do Trabalho Pedagógico |
60h |
Tecnologias Educacionais Aplicadas à Gestão Escolar e à Coordenação Pedagógica |
60h |
Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar |
60h |
Coordenação Pedagógica |
60h |
Gestão de Pessoas e de Processos |
60h |
Tendências Atuais da Educação |
60h |
Carga Horária Total |
400h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
460h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Aline Sampaio
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.
Especialista em Administração da Educação.
Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Magistério para Início de Escolarização.
Psicopedagoga formada pela Unyleya.
Professora da SEDF desde 1995. Atuação profissional como coordenadora pedagógica, gestão de escola, formação continuada de professores e na Educação Especial.
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Anelise Sihler
Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Especialista em Gestão Educacional, Gestão de Pessoas, Educação a Distância, e Gestão Ambiental.
Bacharel em Pedagogia.
Diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação na Universidade Católica de Brasília.
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Anna Napoli
Licenciada em Pedagogia.
Especialista em Gestão, Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Princesa Isabel.
Docência Superior pela FGF e em Relações Humanas pela Unirhma.
Conteudista e professora em Cursos de Pós-Graduação em Educação na Unyleya.
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Denise Raposo
Mestre em Psicologia.
Especialista em Educação a Distância e Docência para a Educação Profissional.
Licenciada em Pedagogia.
Atua como Coordenadora Acadêmica na Faculdade de Tecnologia Senac DF.
Sócia proprietária da Empresa Phoenix Consultoria Empreendimentos LTDA.
Credenciada no Sebrae Nacional para prestação de serviços de consultoria na elaboração de cursos presenciais e na modalidade de Educação a Distância.
[...]
Heloísa Fonseca
Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA.
Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG e Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana, com MBA em Planejamento e Gestão Educacional realizada na PUC Brasília.
Bacharel em Psicologia pela FUMEC e Pedagogia pelo Centro Universitário Newton de Paiva.
Experiência como gestora escolar em todos os segmentos e funções na educação básica.
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Suzana Assis
Pedagoga.
Mestre e especialista em Educação a Distância.
Professora do Ensino Superior, tutora e conteudista de cursos de Educação a Distância.
Organizou e implantou a Escola de Saúde Unyleya.
Foi coordenadora do CETEB, Diretora Pedagógica das Escolas CNEC, consultora da UNESCO e MEC.
Atua há mais de 35 anos na área da Educação.
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O que o curso vai te possibilitar
Aplicar os conhecimentos adquiridos do ensino básico até o superior;
Capacitar profissionais para a liderança e o domínio das novas tecnologias
educacionais, utilizando das metodologias ativas;
Desenvolver uma gestão participativa e gestão democrática.
Destina-se a profissionais graduados em administração ou nas várias áreas da
licenciatura, como pedagogia, que atuam ou que tenham interesse em ingressar na área de
gestão escolar e coordenação pedagógica em busca de uma formação e qualificação continuada,
bem como o constante aprimoramento de sua prática profissional.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
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