Não é nenhuma novidade que os campos de Inteligência Artificial e Ciência de Dados ganharam notoriedade e destaque nos últimos tempos devido a sua ampla capacidade de resolver problemas práticos do mundo empresarial. Essa grande expansão da aplicabilidade desses campos se deve, principalmente, aos avanços obtidos na área de Aprendizado Profundo ou Deep Learning [1].
Dentre outras tarefas, as soluções baseadas em Deep Learning estão sendo aplicadas em reconhecimento de objetos em imagens e vídeos, processamento de linguagem natural para criar bots cada vez mais responsivos e eficientes, reconhecimento de fala e indicação de recomendações personalizadas. Até mesmo durante o início da pandemia, soluções baseadas em Deep Learning foram empregadas para auxiliar o diagnóstico de COVID-19, inferindo se uma pessoa estaria infectada pelo vírus ao avaliar as imagens radiológicas dos seus pulmões.
Devido a sua complexidade, as soluções baseadas em Deep Learning precisam de grande poder computacional para serem criadas, treinadas e executadas. É por esse motivo que as empresas utilizam dispositivos como GPUs (Graphical Processing Units) e equipamentos com vários processadores para acelerar esse processo. Além disso, as companhias também têm utilizado os recursos disponíveis em nuvens computacionais como Amazon AWS, Google Cloud e Microsoft Azure para treinar e executar essas aplicações.
Embora o mercado ofereça cursos voltados para o desenvolvimento dessas soluções, observa-se que há uma lacuna quanto ao conhecimento necessário para desenhar, implantar e administrar uma infraestrutura computacional que seja adequada para essas aplicações. Vale ressaltar que os cursos tradicionais de infraestrutura não abordam temas essenciais para prover e manter uma infraestrutura para Deep Learning e Inteligência Artificial como o conhecimento em dispositivos aceleradores, e em computação distribuída e paralela.
O objetivo deste curso é formar profissionais que sejam especialistas em gerenciar, aprovisionar e projetar uma infraestrutura de TI capaz de suportar satisfatoriamente a criação e treinamento de aplicações baseadas em Deep Learning e Inteligência Artificial. É importante ressaltar que, embora o curso seja especializado em infraestrutura de TI para Inteligência Artificial e Deep Learning, a sua grade engloba todo o conteúdo necessário para se obter uma formação mais geral na área de suporte e administração de infraestrutura de TI. E, para que o aluno aprenda na prática os conteúdos abordados, ele irá desenvolver miniprojetos durante as disciplinas sob a supervisão do tutor. Para estes miniprojetos serão utilizadas diversas ferramentas e tecnologias amplamente adotadas no mercado.
Ao longo de sua jornada pelas 7 disciplinas que compõem esse curso, o aluno fará uma imersão em assuntos como o suporte, administração, gerenciamento e aprovisionamento de recursos de infraestrutura de TI tanto em um ambiente de Data Center quanto na Nuvem. Mas, diferentemente dos cursos gerais de infraestrutura de TI, o aluno aprenderá os conceitos, ferramentas e recursos da área de Computação de Alto Desempenho que são essenciais para a criação e treinamento de aplicações e modelos baseados em Deep Learning e Inteligência Artificial.
Para que os alunos tenham condições de avaliar, desenhar e projetar uma solução de infraestrutura de TI que seja a mais adequada a um determinado cenário envolvendo esse tipo de aplicação, os alunos também aprenderão sobre os principais conceitos relacionados à área de Inteligência Artificial e Deep Learning.
Referências:
[1] http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/07/carreiras-em-machine-learning/
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Arquitetura de Cloud e Data Center |
60h |
DevOps e Infraestrutura como Código (IaC) |
40h |
Gerenciamento e Monitoramento de Aplicações e Infraestrutura |
60h |
Introdução às Redes de Computadores |
40h |
Computação de Alto Desempenho |
60h |
Introdução à Inteligência Artificial e Deep Learning |
60h |
Carga Horária Total |
360h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Andreza de Sousa Vieira
Doutora e mestre em Ciência da Computação pela UFCG.
Tecnóloga em Sistemas para Internet pelo IFPB.
Experiência com desenvolvimento de sistemas web, análise de requisitos de sistemas, e metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Atua também como avaliadora de instituições de ensino superior pelo MEC-INEP.
CEO da Educ, empresa especializada no ramo de serviços educacionais.
[...]
Galdir Damasceno Reges Junior
Doutorando em Mecatrônica na UFBA.
Mestre em Mecatrônica na UFBA.
Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Salvador.
Professor e pesquisador/programador em automação industrial no CTAI-UFBA.
Atua principalmente em aplicações de inteligência artificial, reconhecimento de padrões e análise de tempo e frequência.
[...]
Guylerme Velasco
Doutorando em Informática com ênfase em Modelagem Conceitual e Ontologia pela UFES.
Mestre em Informática com ênfase em Banco de Dados pela PUC-Rio.
Especialista em Análise, Projeto e Sistemas de Informação pelo IFF.
Pós-graduando em Ciência de Dados pela PUC-Rio.
Bacharel em Ciência da Computação.
Atua há mais de 10 anos com Gestão de Dados na Petrobras - RJ, bem como em iniciativas de Ontologia para desenvolvimento de Sistemas Inteligentes.
[...]
Janssen dos Reis Lima
Especialista em Administração em Redes Linux pela UFLA.
Bacharel em Sistemas de Informação.
Trabalha na equipe de Monitoramento no Grupo Globo, participando de projetos com Zabbix, Python, AWS, Azure, GCP, Docker, Docker Swarm, Kubernetes, Grafana, Prometheus e outras tecnologias.
Autor dos livros “Monitoramento de Redes com Zabbix” e “Consumindo a API do Zabbix com Python”.
Possui as certificações: Kubernetes CKA; Azure AZ-104; Scrum Master; Zabbix Specialist ZCS; e Zabbix Professional ZCP.
[...]
Maicon Melo
Doutor em Computação na área de Computação de Alto Desempenho pela UFF.
Mestre em Informática na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pela UFRJ.
Especialista em Ciência de Dados e Redes de Computadores.
Bacharel em Ciência da Computação.
Analista de sistemas sênior na Petrobras, atuando na área de suporte e administração de infraestrutura de TI para o ambiente de computação de alto desempenho da companhia.
Autor de artigos científicos publicados em revistas internacionais, e de duas obras publicadas pela editora Brasport.
[...]
Mônica Mancini
Doutora em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Sistemas de Informação com linha de pesquisa em Projetos.
Mestre em Administração pela PUC-SP.
Especialista em Gestão Estratégica, Administração Industrial e Big Data.
Bacharel em Administração, com ênfase em Análise de sistemas, e Ciências da Computação.
Possui certificação PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen, Exin Agile Scrum Foundation (ASF) e Scrum Certified Foundation (SFC).
Membro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Membro do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.
[...]
Osanam Giordane
MBA em Gestão de Segurança da Informação.
Graduação em Banco de Dados.
Associado ONG MTAC de Tecnologia.
Atuação profissional em arquitetura Cloud Computing, transformação digital dentro da cultura DevOps com ferramentas de automação e especialista em Infraestrutura e virtualização Microsoft.
Palestrante em eventos nacionais de tecnologia.
Premiação Microsoft MVP - Cloud and Datacenter Management - 7º ano consecutivo.
[...]
O que o curso vai te possibilitar
• Atuar no suporte e administração de infraestrutura de TI com base na cultura DevOps; • Analisar a solução de infraestrutura de TI (Cloud ou On-premise) mais adequada para uma dada necessidade; • Gerenciar, aprovisionar e projetar infraestrutura de TI específica para aplicações baseadas em Inteligência Artificial e Deep Learning; • Identificar tecnologias de hardware e software que permitam acelerar as aplicações baseadas em Inteligência Artificial e Deep Learning; • Orientar a equipe de desenvolvimento de software para aproveitar adequadamente o poder computacional provido pela infraestrutura de TI.
O curso é restrito a profissionais da área de tecnologia com formação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, dentre outras, que atuam na implantação, suporte, administração e manutenção de infraestrutura computacional. Esse curso também pode ser interessante para profissionais da área de desenvolvimento de software que pretendem aprender e conhecer mais profundamente o ambiente no qual suas aplicações são executadas. Não é necessário ter conhecimento prévio em redes de computadores ou em alguma linguagem de programação específica.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
Ver Mais...