O que exatamente é logística farmacêutica É basicamente a coordenação detalhada de uma operação complexa envolvendo muitas pessoas, instalações ou suprimentos com transporte de produtos farmacêuticos. Os produtos farmacêuticos são inestimáveis, muitas vezes caros e, às vezes, produtos que salvam vidas, portanto, os serviços de logística farmacêutica são tremendamente importantes. Esses produtos precisam chegar ao seu destino com rapidez e segurança. Com esse processo, muitos são os desafios que uma empresa de logística farmacêutica pode enfrentar.
Às vezes, a falta de coordenação pode ser o maior problema enfrentado pelo setor de logística farmacêutica. A importância da coordenação não pode ser exagerada. As pessoas estão sempre precisando de remédios de algum tipo e, se as empresas de logística não forem coordenadas, os clientes podem acabar optando por alternativas mais baratas ou até falsificadas. Esses produtos farmacêuticos falsificados podem causar muitos danos aos pacientes que precisam de seus medicamentos.
Na maior parte, quase todos os produtos farmacêuticos precisam ser armazenados em uma determinada temperatura durante o período de transporte da origem ao destino. A ideia por trás do controle de temperatura é garantir que os medicamentos sejam realmente úteis para os pacientes que os tomam. Alguns produtos farmacêuticos podem degenerar se a temperatura em que são armazenados não estiver correta. É por isso que muitas empresas de logística precisam oferecer opções de frete com temperatura controlada.
O mercado farmacêutico global quase dobrou nos últimos 10 anos, levando a um aumento no volume de vendas e penetração nas nações em desenvolvimento em todo o mundo. Isso significa que a necessidade de gerenciamento de warehouses não pode ser superestimada. A indústria farmacêutica deve contar fortemente com serviços de logística para essa tarefa. Os mercados cada vez mais atrativos, o aumento da visibilidade na cadeia de abastecimento e a redução de custos tornam esta necessidade ainda mais realidade.
Existe um grande número de empresas farmacêuticas tanto no Brasil quanto em todo o mundo, que fazem circular uma grande quantidade de produtos farmacêuticos, mas que dependem dos conhecimentos em logística para que continuamente ocorram entregas confiáveis de produtos de saúde que salvam vidas e que podem ser tanto sensíveis ao tempo quanto à temperatura, mas que ainda assim chegam com segurança em seus respectivos destinos.
Grande parte dos produtos farmacêuticos, como os medicamentos, possuem propriedades que podem ajudar tanto na proteção quanto na recuperação de doenças, desde que mantidas em perfeitas condições, o que requer, por exemplo, controle da temperatura, cuidados com o transporte e armazenamento dos produtos farmacêuticos que podem ser fundamentais para preservar as propriedades e benefícios.
Os cuidados com o transporte de medicamentos seja este aéreo, marítimo ou terrestre precisa respeitar os limites estabelecidos pelos respectivos fabricantes quanto à descrição ou acondicionamento dos produtos durante o seu transporte, assim como a temperatura em que as mercadorias devem ser mantidas, e o que deve ocorrer quanto à limpeza dos espaços ou à colocação dos produtos durante o transporte.
A previsão de oferta e demanda assume uma complexidade adicional ao lidar com muitos produtos farmacêuticos. Embora os líderes da cadeia de suprimentos precisem de estoque suficientemente disponível para atender à demanda prevista, manter o estoque em excesso significa correr o risco de que ele expire antes de ser usado.
Esse desafio se tornará mais pronunciado à medida que os medicamentos se tornarem mais personalizados. Por exemplo, as novas terapias contra o câncer têm populações menores de pacientes porque tratam uma subcategoria específica da doença. Os tratamentos são caros para desenvolver e fabricar, por isso é fundamental garantir que eles não sejam paralisados por nenhuma parte da cadeia de abastecimento.
A inteligência artificial pode aumentar a visibilidade para criar mais recursos de previsão em tempo real. Isso ajuda as empresas a se movimentar em resposta às oscilações da demanda.
Tanto os sistemas de saúde quanto as empresas farmacêuticas precisaram se adaptar a novas situações em razão da pandemia e foram constantemente apresentados a novos desafios que envolveram tanto o abastecimento, o armazenamento quanto a distribuição de medicamentos e que requer confiabilidade, transparência e inteligência, em cada estágio.
Diante deste cenário, o curso abordará os conceitos necessários para auxiliar o profissional nessa jornada.
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Prestação de Serviços no Setor Farmacêutico |
40h |
Ética e Bioética na Saúde |
40h |
Legislação, Regulação e Saúde |
40h |
Gestão de Processos e Pessoas |
60h |
Planejamento e Gestão Hospitalar |
60h |
Logística de Transporte de Produtos Farmacêuticos |
40h |
Logística Farmacêutica |
40h |
Gestão de Cadeia de Suprimentos |
40h |
Carga Horária Total |
400h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
460h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Conceição Rejane Miranda da Cruz
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Especialista em Estatística e Métodos Quantitativos pela UnB; em Análise de Sistemas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); e em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Administradora pela União Educacional de Brasília (UNEB). Atua como docente há quase três décadas.
[...]
Daniele Mignot dos Santos
Bacharel em Farmácia.
Carreira em desenvolvimento na área Farmacêutica, com competência acadêmica para atuar em Farmácia Clínica, injetáveis, assistência farmacêutica, e controle e armazenagem.
[...]
Evandro Lepletier
Mestre em Agronegócios pela UnB.
Especialista em Consultoria e Diagnóstico Organizacional, Administração de RH no Setor Público, e Docência do Ensino Superior.
MBA Executivo em Gestão Empresarial, e Gestão de Marketing.
Bacharel em Administração com habilitação em Comércio Exterior.
Experiência comercial, tendo atuado em diversas empresas de grande porte, como: RR Donnelley, Johnson & Johnson, Tramontina, Grupo Accor e O Boticário.
Presidente do comitê de Comércio Exterior da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio.
Avaliador de empresas pela Fundação Nacional da Qualidade.
Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal.
[...]
Flávia de Souza
Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.
MBA em Planejamento e Gestão. MBA em Gerência de Projetos. Graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília.
Assessora do Departamento Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Membro do corpo editorial do Periódico: Medicine (Baltimore) e Revisor do periódico: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
[...]
Ronaldo Balestra
MBA em Finanças e Mercado de Capitais, e em Planejamento e Gestão Empresarial.
Bacharel em Ciências Econômicas.
Coordenador-Geral de Cadastro de Pessoal da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.
[...]
Sharize Betoni Galende
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá.
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá.
Bacharel em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá.
Experiência na área de Farmácia com ênfase em Farmacologia, Fitoquímica e Controle de Qualidade.
[...]
Wendell Oliveira
Doutorando em Ciências Farmacêuticas.
Mestre em Saúde Coletiva.
Bacharel em Farmácia.
Experiência de mais de 15 anos no serviço público Federal e Municipal.
Vasta experiência como professor de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, além de ministrar palestras e treinamentos.
[...]
O que o curso vai te possibilitar
Capacitar profissionais graduados em cursos de diversas áreas de conhecimento para a compreensão da logística no setor de farmacêutico;
Contextualizar e analisar o papel estratégico da logística farmacêutica;
Proporcionar uma visão integrada sobre gestão organizacional e logística;
Apresentar a versatilidade e importância da logística farmacêutica para a saúde e bem-estar da população;
Apresentar ferramentas, técnicas e tendências na área de logística que podem ser aplicadas no setor farmacêutico.
Destina-se aos profissionais com nível de escolaridade superior, sobretudo aqueles oriundos de cursos ligados às áreas da Administração, Logística, Farmácia – com diplomas de graduação, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC - gestores de farmácia, drogarias, clinicas ou que trabalham em indústrias que desejam se antecipar e se manterem atualizados com as tendências tecnológicas; proprietários de negócios e empreendedores que precisam aumentar suas habilidades e seu potencial de sucesso usando as melhores práticas e ferramentas da logística, profissionais com formação superior que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre logística farmacêutica.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
Ver Mais...