As redes sociais estão hoje entre os fatores mais importantes em qualquer estratégia de marketing digital. Esta é provavelmente a razão pela qual deve-se discernir a diferença entre esses termos relacionados, mas muito diferentes.
Em suma, o marketing digital se refere à implementação de estratégias de marketing em vários canais. Isso pode incluir SEO, marketing por e-mail, conteúdo, análises e mídia social. Nesse sentido, a mídia social é apenas um dos canais que compõem o marketing digital.
A mídia social é a maior ferramenta projetada para pessoas que interagem umas com as outras e compartilham suas ideias, informações e conteúdo. No início, a ideia era conectar pessoas e ajudá-las a se manterem em contato com seus amigos e familiares. A importância das mídias sociais também ficou maior ao longo dos anos, mudando o mundo como o conhecemos para sempre.
Envolver-se em Redes Sociais não é fazer Marketing Digital como muitos pensam. Existem muito mais elementos que compõem uma campanha de Marketing Digital.
A mídia social é a maior parte do Marketing na Internet, que faz parte do marketing digital. Embora se refira a sites específicos, pode ser um dos muitos meios que estão sendo usados em campanhas de marketing digital. O marketing digital tem muito mais em seu domínio, incluindo materiais digitais e o ato de marketing online.
A importância do marketing de mídia social nunca foi tão grande. Considerando que o mundo está se tornando digital, faz sentido que as mídias sociais tenham se tornado o lugar certo para marcas e negócios. A mídia social e suas ferramentas relacionadas oferecem uma variedade de opções publicitárias ao se comunicar com um cliente. As possibilidades e vantagens são inúmeras. O marketing de mídia social é muito mais do que apenas lançar seu conteúdo para o mundo ver.
O marketing nas redes sociais tem muitos aspectos, tanto positivos como negativos. Daí a relevância de conhecer a melhor maneira de planejar as redes sociais e de determinar o tipo perfeito de plataforma de mídia social para o negócio.
A mídia social pode ser usada por empresas de todos os tamanhos e é mais acessível do que qualquer outra ferramenta de marketing da história. É possível usá-lo para uma variedade de coisas, principalmente:
Promover o nome da marca e empresa;
Contar aos clientes sobre produtos e serviços;
Descobrir o que os clientes pensam sobre a empresa;
Atrair novos clientes;
Construir relacionamentos mais fortes com os clientes existentes.
O marketing nas redes sociais apresenta alguns riscos notáveis. Estes incluem vários, nomeadamente:
Tempo e dinheiro desperdiçados por pouco ou nenhum retorno tangível;
A rápida disseminação do tipo errado de informação sobre a empresa;
Informações incorretas postadas acidentalmente ou comentários negativos postados por outras pessoas;
Não seguir a legislação de privacidade e as leis sobre spam e direitos autorais.
Mídia social para empresas
Como o mercado empresarial cresce a cada dia, essa foi uma nova forma de comunicação para chegar aos clientes. Tornou-se uma ferramenta indispensável para encontrar clientes, vendas, publicidade e promoção. Mas, na maioria das vezes, é uma ferramenta para oportunidades de carreira.
Os tempos eram diferentes antes da presença nas redes sociais. As empresas tinham outras formas de se comunicar com seus clientes e aumentar suas vendas, porém no momento em que a mídia social apareceu, ela mudou. E se tornou muito importante para construir marca e a voz da marca, como uma das ferramentas mais eficazes para se destacar na multidão. Especialmente porque estamos atualmente na era de ouro das mídias sociais, em que todos estão online e facilmente acessíveis. Portanto, podemos dizer que a marca de mídia social tem tudo a ver com o uso de ferramentas e métodos certos para envolver seu público-alvo em plataformas de mídia social.
O papel da mídia social é significativo porque facilita a comunicação com os clientes. Ele permite a fusão de interações sociais em sites de comércio eletrônico. A capacidade de coletar informações ajuda os pesquisadores de mercado na promoção de produtos e serviços. Ele permite a distribuição de vendas e cupons direcionados, pontuais e exclusivos para clientes em potencial. E pode auxiliar na construção de relacionamento, por meio de programas de fidelidade ou programas de afiliados vinculados às redes sociais.
É o maior recurso para pequenas e grandes empresas que buscam promover suas marcas na Internet. O importante para as empresas é descobrir qual é o site de mídia social mais popular. Eles estão tentando alcançar tanto pela marca quanto pelo público. Todas as plataformas são fáceis de usar. Alguns deles até têm opções de publicidade paga para empresas que desejam atingir um novo público.
Líder de mercado, o Facebook foi a primeira rede social a ultrapassar um bilhão de contas registradas e atualmente possui mais de 2,74 bilhões de usuários ativos mensais. A empresa também possui atualmente quatro das maiores plataformas de mídia social, todas com mais de um bilhão de usuários ativos mensais cada: Facebook (plataforma principal), WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram.
Para que as postagens sejam relevantes, deve-se direcionar o público. Isso é feito através da compreensão do mercado e de seus usuários, seus interesses e ambições. Também torna mais fácil encontrá-los, pois o envolvimento com comunidades de nichos específicos proporciona a chance de interagir diretamente com eles. Falando do ponto de vista da publicidade, as plataformas de mídia social mais populares permitem que se atinja grupos específicos ou pessoas com interesses específicos. Investigá-los permite encontrar os que são relevantes para o negócio.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Evandro Lepletier
Mestre em Agronegócios pela UnB.
Especialista em Consultoria e Diagnóstico Organizacional, Administração de RH no Setor Público, e Docência do Ensino Superior.
MBA Executivo em Gestão Empresarial, e Gestão de Marketing.
Bacharel em Administração com habilitação em Comércio Exterior.
Experiência comercial, tendo atuado em diversas empresas de grande porte, como: RR Donnelley, Johnson & Johnson, Tramontina, Grupo Accor e O Boticário.
Presidente do comitê de Comércio Exterior da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio.
Avaliador de empresas pela Fundação Nacional da Qualidade.
Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal.
[...]
Destina-se aos profissionais com nível de escolaridade superior, sobretudo aqueles oriundos de cursos ligados às áreas da Administração, Marketing, Comunicação e Publicidade com diplomas de graduação, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC - gestores de comunicação e profissionais de marketing que desejam se antecipar e se manterem atualizados com as tendências tecnológicas; proprietários de negócios e empreendedores que precisam aumentar suas habilidades e seu potencial de sucesso usando as melhores práticas atuais de mídia social, profissionais com formação superior que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos ao Marketing e Redes Sociais.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
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