Conheça os valores e condições especiais de Julho
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A Psicomotricidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, é entendida como uma ciência que tem por objeto de estudo o homem, por meio do seu corpo em movimento nas relações com seu mundo externo e interno, apresentando contribuições fundamentais para a formação das pessoas regulares com e sem deficiência. Busca-se uma autonomia do indivíduo, por meio do conhecimento e aceitação de si e de sua inserção útil, crítica e criativa na sociedade. “A Psicomotricidade busca trabalhar a noção de ‘SER NO MUNDO’, abordagem global que não se limita a analisar sintomas, mas atuar sobre a personalidade do indivíduo, sobre sua UNIDADE”1. A especialização em Psicomotricidade aplicada em contextos educativos busca apresentar as diversas contribuições da psicomotricidade teórico-prática e implicações pedagógicas para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de qualquer faixa etária, possibilitando aos educadores e aos profissionais da saúde exercer intervenções psicomotoras apropriadas às situações de ensino-aprendizagem, com uma visão propedêutica (educativa e de prevenção). O curso visa atender às necessidades do mercado e do desenvolvimento, facilitando a relação do educador com o educando, possibilitando às crianças, adolescentes e adultos o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, pois a estimulação psicomotora desenvolve habilidades importantes e servirá como fonte de informação sobre possíveis atrasos no desenvolvimento que podem ser diagnosticados. Assim, trabalha-se nessa especialização o contexto educativo, colaborando para um melhor diagnóstico no âmbito da saúde, pois oferece informações importantes que colaboram para ação mais efetiva e precisa dos profissionais. Hoje, o desenvolvimento psicomotor das crianças e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligados, no qual as falhas no processo de ensino-aprendizagem muitas vezes são provenientes de atrasos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Assim, Gomes (1995) apresenta uma série de questionamentos que deverão ser abordados neste curso, compreendendo o ser numa visão biopsicossocial com o foco de eliminar possíveis dificuldades psicomotoras. São elas: • Dificuldades decorrentes de problemas relacionados ao trabalho do professor em sala de aula? • Os professores procuram desenvolver nas crianças habilidades psicomotoras, como: Lateralidade, esquema corporal, estruturação espaço-temporal, estruturação visomotora, coordenação motora global e fina? • Os professores estarão preparados para lidar com possíveis dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, respeitando as fases do desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária estudada? Por fim, essa especialização está sustentada por três conhecimentos básicos: O movimento, o intelecto e o afeto.
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Origem e Conceitos da Psicomotricidade | 40h |
Desenvolvimento Psicomotor: Bases Neurológicas e Neurofuncionais | 60h |
Psicomotricidade e Aprendizagem | 40h |
O Corpo, o Movimento e a Ludicidade | 40h |
Avaliação Psicomotora e Neuropsicológica | 40h |
Educação Psicomotora e Necessidades Educacionais Especiais | 40h |
Psicomotricidade Funcional, Relacional e Clínica | 60h |
Diagnóstico e Intervenção Psicomotora | 60h |
Carga Horária Total | 420h |
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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* | 60h |
Carga Horária Total com TCC | 480h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Apresentar a psicomotricidade e suas contribuições para a formação técnica e didático-científica de profissionais interessados em atuar na prática preventiva e reeducativa, nos espaços escolares e acadêmicos; Possibilitar aos profissionais o aprimoramento e competência técnica sobre o conteúdo tratado no curso.
Destina-se aos profissionais graduados nas áreas da Saúde e Educação, que possuem relação direta com a atuação pedagógica, com os espaços escolares ou com o desenvolvimento do indivíduo. São eles: Professores ou demais educadores, psicopedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, terapeutas ocupacionais, arte-terapeutas, fisioterapeutas, entre outras profissões da área.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
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