A Psicomotricidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, é entendida como uma ciência que tem por objeto de estudo o homem, por meio do seu corpo em movimento nas relações com seu mundo externo e interno, apresentando contribuições fundamentais para a formação das pessoas regulares com e sem deficiência. Busca-se uma autonomia do indivíduo, por meio do conhecimento e aceitação de si e de sua inserção útil, crítica e criativa na sociedade. “A Psicomotricidade busca trabalhar a noção de ‘SER NO MUNDO’, abordagem global que não se limita a analisar sintomas, mas atuar sobre a personalidade do indivíduo, sobre sua UNIDADE”1. A especialização em Psicomotricidade aplicada em contextos educativos busca apresentar as diversas contribuições da psicomotricidade teórico-prática e implicações pedagógicas para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de qualquer faixa etária, possibilitando aos educadores e aos profissionais da saúde exercer intervenções psicomotoras apropriadas às situações de ensino-aprendizagem, com uma visão propedêutica (educativa e de prevenção). O curso visa atender às necessidades do mercado e do desenvolvimento, facilitando a relação do educador com o educando, possibilitando às crianças, adolescentes e adultos o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, pois a estimulação psicomotora desenvolve habilidades importantes e servirá como fonte de informação sobre possíveis atrasos no desenvolvimento que podem ser diagnosticados. Assim, trabalha-se nessa especialização o contexto educativo, colaborando para um melhor diagnóstico no âmbito da saúde, pois oferece informações importantes que colaboram para ação mais efetiva e precisa dos profissionais. Hoje, o desenvolvimento psicomotor das crianças e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligados, no qual as falhas no processo de ensino-aprendizagem muitas vezes são provenientes de atrasos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Assim, Gomes (1995) apresenta uma série de questionamentos que deverão ser abordados neste curso, compreendendo o ser numa visão biopsicossocial com o foco de eliminar possíveis dificuldades psicomotoras. São elas: • Dificuldades decorrentes de problemas relacionados ao trabalho do professor em sala de aula • Os professores procuram desenvolver nas crianças habilidades psicomotoras, como: Lateralidade, esquema corporal, estruturação espaço-temporal, estruturação visomotora, coordenação motora global e fina • Os professores estarão preparados para lidar com possíveis dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, respeitando as fases do desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária estudada Por fim, essa especialização está sustentada por três conhecimentos básicos: O movimento, o intelecto e o afeto.
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Origem e Conceitos da Psicomotricidade |
40h |
Desenvolvimento Psicomotor: Bases Neurológicas e Neurofuncionais |
60h |
Psicomotricidade e Aprendizagem |
40h |
O Corpo, o Movimento e a Ludicidade |
40h |
Avaliação Psicomotora e Neuropsicológica |
40h |
Educação Psicomotora e Necessidades Educacionais Especiais |
40h |
Psicomotricidade Funcional, Relacional e Clínica |
60h |
Diagnóstico e Intervenção Psicomotora |
60h |
Carga Horária Total |
420h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
480h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
Ana Paula Chaves
Psicóloga especialista em Neuropsicologia, com atuação em abordagem cognitiva-comportamental, com ênfase em Transtornos do Aprendizado, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Reabilitação Cognitiva.
Pesquisadora na área de Neurociências e Aprendizagem.
Autora do Livro: "A Neurobiologia do Aprendizado na Prática".
Credenciada da Associação Brasileira de Dislexia (ABD/SP).
Atuou como psicóloga consultora na avaliação de candidatos para porte de arma de fogo da delinst - Departamento de Polícia Federal.
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Anna Napoli
Licenciada em Pedagogia.
Especialista em Gestão, Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Princesa Isabel.
Docência Superior pela FGF e em Relações Humanas pela Unirhma.
Conteudista e professora em Cursos de Pós-Graduação em Educação na Unyleya.
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Carmi Cavalcante
Psicóloga e Psicanalista.
Doutora em Psicologia pela Católica de Brasília.
Mestre em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília.
Pós doutoranda em Investigação e Docência Universitária pelo IUNIR-Instituto Universitário Italiano de Rosário, Argentina.
Formação em Psicanálise pela Associação Nacional de Psicanálise, Estudios Avanzados pela Universidade de Extremadura-Espanha.
Bacharel em Psicologia pelo Uniceub. Graduação em Licenciatura em Psicologia pelo Uniceub.
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Denise Raposo
Mestre em Psicologia.
Especialista em Educação a Distância e Docência para a Educação Profissional.
Licenciada em Pedagogia.
Atua como Coordenadora Acadêmica na Faculdade de Tecnologia Senac DF.
Sócia proprietária da Empresa Phoenix Consultoria Empreendimentos LTDA.
Credenciada no Sebrae Nacional para prestação de serviços de consultoria na elaboração de cursos presenciais e na modalidade de Educação a Distância.
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Eliana Rocha
Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Gama Filho, e Psicomotricidade Relacional pelo Instituto Italiano di Psicologia Della Relazione, Zellarino - Venezia.
Bacharel em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física.
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Maria Augusta Alves
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília e Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires; e em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender.
Pesquisadora na área de neurociência e aprendizagem.
Pedagoga, psicopedagoga e orientadora educacional atuante nas Equipes de Apoio a Aprendizagem da Secretaria de Educação do DF.
Bacharel em Psicologia pelo Uniceub. Especializanda em Neuropsicologia.
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Relcytam Lago
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.
Especialista em Aprendizagens nos Anos Iniciais pela UNIJUÍ.
Atuou no Centro de Formação dos Profissionais da Educação - EAPE.
Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1986.
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Renata Severiano
Especialista em Planejamento de Recursos e Administração pela UDF; Educação a Distância pela SENAC; Designer Instrucional Virtual pela UNIFEI.
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília.
Atua na área acadêmica há mais de 26 anos.
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Suzana Assis
Pedagoga.
Mestre e especialista em Educação a Distância.
Professora do Ensino Superior, tutora e conteudista de cursos de Educação a Distância.
Organizou e implantou a Escola de Saúde Unyleya.
Foi coordenadora do CETEB, Diretora Pedagógica das Escolas CNEC, consultora da UNESCO e MEC.
Atua há mais de 35 anos na área da Educação.
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O que o curso vai te possibilitar
Apresentar a psicomotricidade e suas contribuições para a formação técnica e didático-científica de profissionais interessados em atuar na prática preventiva e reeducativa, nos espaços escolares e acadêmicos; Possibilitar aos profissionais o aprimoramento e competência técnica sobre o conteúdo tratado no curso.
Destina-se aos profissionais graduados nas áreas da Saúde e Educação, que possuem relação direta com a atuação pedagógica, com os espaços escolares ou com o desenvolvimento do indivíduo. São eles: Professores ou demais educadores, psicopedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, terapeutas ocupacionais, arte-terapeutas, fisioterapeutas, entre outras profissões da área.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
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