Conheça os valores e condições especiais de Julho
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O estudo do comportamento alimentar há muito tempo desperta grande interesse dos pesquisadores, pois se trata de fenômeno complexo e multidisciplinar – envolve aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais. Os impactos nutricionais, consequências do comportamento alimentar – obesidade, bulimia, anorexia, entre outros – representam grande desafio para a saúde pública, uma vez que os transtornos alimentares representam diversos fatores de risco para uma série de doenças. Isso sugere a necessidade de compreender e intervir o mais prematuramente possível na adoção de práticas alimentares que devolvam e mantenham a saúde dos indivíduos.
A proposta do curso de pós-graduação em Psiconutrição – o comportamento alimentar consiste em apresentar as várias formas com que a psicologia e a nutrição podem contribuir para o controle do comportamento alimentar, fenômeno este tão presente nos consultórios e clínicas a partir do aparecimento dos transtornos alimentares.
O ato de alimentar-se é resposta a uma necessidade fisiológica para a sobrevivência do indivíduo. Contudo, sabe-se que a alimentação envolve outros fatores, além da sobrevivência pura e simples. Percebe-se que, com o tempo, o ato de alimentar-se sofreu alterações, adquirindo novos valores e necessidades que envolvem os campos sociais, econômicos, culturais, psicológicos e nutricionais. Considerando a dimensão nutricional, para a alimentação ser considerada equilibrada, deve atender aos padrões de exigência das necessidades biológicas, energéticas, de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e dos micronutrientes (sais minerais e vitaminas). Uma alimentação saudável concorre para o bem-estar do indivíduo. Entretanto, sabe-se que o fator nutricional não constitui isoladamente fator determinante para o aumento ou a perda de peso e a busca por um corpo perfeito tem se transformado em patologias neste último século. Diante disso o curso de “Psiconutrição – o comportamento alimentar”, visa fornecer conteúdos, técnicas e ferramentas para que os profissionais possam aplicá-los no planejamento e implementação da atividade profissional em educação nutricional com um olhar voltado à Psicologia.
Destarte, o curso visa proporcionar uma visão crítico-reflexiva aos profissionais da saúde que estão diretamente ligados aos processos de avaliação da dinâmica psíquica e nutricional dos pacientes com algum tipo de transtorno.
A Imagem Corporal | 40h |
Práticas de Clínicas e de Grupos para a Mudança de Comportamento - TCC | 40h |
Educação e Reeducação Alimentar | 40h |
Psicologia Aplicada ao Comportamento Alimentar | 40h |
Terapia Nutricional dos Transtornos Alimentares | 40h |
Ciclos da Vida - Explorando o Comportamento Alimentar | 40h |
Perspectivas Teóricas no Aconselhamento Nutricional | 40h |
Os Aspectos Psicológicos da Obesidade | 40h |
Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde | 40h |
Carga Horária Total | 360h |
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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* | 60h |
Carga Horária Total com TCC | 420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Apresentar ferramentas para aplicabilidade da abordagem do AcN; Apresentar a influência das redes sociais e da mídia no comportamento e nos padrões alimentares; Apresentar as abordagens e técnicas consideradas mais atuais para o tratamento de transtornos alimentares; Apresentar a terapia nutricional aplicada aos principais transtornos alimentares; Compreender distorções cognitivas nos transtornos alimentares; Compreender como a família e a cultura tem o poder de influenciar sobre o comportamento alimentar; Conceituar transtornos alimentares; Conhecer os critérios diagnósticos para os principais transtornos alimentares; Debater e refletir sobre a importância da psicologia voltada para uma prática clínica do nutricionista com a realidade social brasileira; Discutir a influência dos padrões de beleza e da mídia no comportamento alimentar e desenvolvimento de transtornos alimentares; Entender os conceitos do aconselhamento nutricional (AcN); Explorar a dinâmica do psiquismo do paciente e a sua relação afetiva com a alimentação; Identificar os componentes do comportamento alimentar; Refletir sobre as vantagens em desenvolver uma relação equilibrada com a comida, a atividade física, a saúde física e mental.
Destinado a profissionais da área da Saúde, tais como: Psicólogos e Nutricionistas com interesse na área de prevenção e tratamento dos transtornos alimentares.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
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