UI ou User Interface (Interface do Usuário) é a maneira pela qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. É comum haver uma confusão com os nomes UI e UX, mas apesar da semelhança dos nomes, suas abordagens são bem diferentes: UX (User Experience) está relacionado com a experiência do usuário e como ele se sente; UI é a maneira como o usuário alcançará essa experiência.
UI não é somente sobre a parte visual de um aplicativo ou aplicação, nem quais cores ou formas ele tem, mas também sobre seu funcionamento e sobre como a interação será realizada, indo muito além do layout desse produto. Quando falamos do UX ou da experiência do usuário, o papel dele é se preocupar entre a interação de um produto/serviço com as pessoas, podendo ser um website, um aplicativo, uma máquina, um dispositivo móvel, um ponto de venda, entre outras plataformas de interação.
Assim, o especialista em UX tem como principal desafio compreender os desejos do usuário para desenvolver formas de interação que atinjam o máximo de satisfação. Vários fatores são responsáveis pela percepção final do usuário, contudo o mais comum é a interface. Por este motivo, é muito comum confundir UI (interface do usuário) com UX.
1 https://learning.linkedin.com/blog/top-skills/the-skills-companies-need-most-in-2020and-how-to-learn-them
2 https://www.nngroup.com/articles/100-years-ux/fbclid=IwAR2xAVOods_OKtf_zpGBnVn-kmOek4r3OJKy60ig0MLwUAUPjM479YYeC7g
Nesta especialização, o aluno terá uma ampla visão sobre UX (User Experience) e UI (User Interface), uma das áreas de maior crescimento atual, visto que os produtos digitais impactam na elaboração de interfaces para projetos web e design gráfico. Serão abordados conceitos, técnicas, práticas sobre usabilidade, atratividade e estética de aplicativos, websites e sistemas desktop, bem como as ferramentas mais requisitadas no mercado.
Para a prática, o aluno desenvolverá miniprojetos no decorrer das disciplinas sob a supervisão do tutor, de modo que crie soluções de navegação, estruture as informações com critérios e metodologias baseados nos fundamentos de comunicação, computação, semiótica, design, marketing, nos tópicos de IHM (Interação Homem-Máquina) e nas métricas de usabilidade digital.
Nesse sentido, o curso pretende formar profissionais aptos para dominar as melhores práticas de mercado na pesquisa, concepção, prototipagem e avaliação de uma interface interativa, contribuindo para uma boa experiência do usuário e para o sucesso comercial dos produtos de software, com a utilização de ferramentas tecnológicas, teóricas e projetuais para avaliar uma solicitação profissional na área de UX/UI.
Desenvolvimento Profissional |
40h |
Design Thinking |
40h |
Design de Interação |
40h |
Princípios de UI |
40h |
Arquitetura da Informação |
60h |
Princípios de UX |
40h |
Design de Interfaces |
60h |
Gamificação |
40h |
Carga Horária Total |
360h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* |
60h |
Carga Horária Total com TCC |
420h |
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho
André Luís Moreira
Mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFCG.
Especialista em Gestão de Projetos.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e na área de Gestão de Projetos, com ênfase em metodologias ágeis.
Possui certificações CTFL (Certified Tester Foundation Level da ISTQB®), CTFL-AT (Certified Tester Foundation Level - Agile Tester da ISTQB®) e CSM (Certified Scrum Master da Scrum Alliance®).
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Andreza de Sousa Vieira
Doutora e mestre em Ciência da Computação pela UFCG.
Tecnóloga em Sistemas para Internet pelo IFPB.
Experiência com desenvolvimento de sistemas web, análise de requisitos de sistemas, e metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Atua também como avaliadora de instituições de ensino superior pelo MEC-INEP.
CEO da Educ, empresa especializada no ramo de serviços educacionais.
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Camila Gadelha
Mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFCG.
Analista de Tecnologia da Informação na UFCG, atuando principalmente em Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Sistemas e Testes de Software.
Possui certificação em Teste de Software (ISTQB Certified Tester).
Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software, Gestão de Projetos e Governança de Tecnologia da Informação.
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Maiara Camillo
Doutora em Design pela UFSC.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela UFSC.
MBA em Marketing pela FGV.
Especialista em UX Design pela UFSC.
Bacharel em Design pela UDESC.
Possui pesquisas na área de Design e diversos artigos publicados em periódicos, congressos nacionais e internacionais, além de um livro publicado.
Professora, membro honorário POPAI, e membro do RDI - Retail Design Institute Brasil.
Atua junto ao INEP como Revisora Técnica-pedagógica na área de Design de Interiores no processo de construção do Enade.
Voluntária no Sebrae, atuando como mentora de negócios.
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Patrícia Prado
Doutoranda em Psicolinguística pela UFSC.
Mestre em Design na linha de Interfaces e Interações Comunicacionais pela UDESC.
Bacharel em Design Gráfico e especialista em UX Design pela UFSC.
Co-fundadora e consultora de UX no Ideativo Design e no UX Overtake.
Voluntária do IxDA Florianópolis e organizadora geral do maior evento de Design de Interação da América Latina, o Interaction South America - ISAFloripa17.
Tem publicações veiculadas no maior canal de UX do Brasil, o UX Collective.
Voluntária atuando como mentora no Technovation, e como diretora de relacionamento do ADG Brasil.
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O que o curso vai te possibilitar
Apresentar métodos e técnicas para avaliação de usabilidade e projeto de interfaces;
Aprimorar a compreensão das múltiplas faces do UX/UI e seus agentes envolvidos;
Atuar em consonância com as melhores práticas, ferramentas e técnicas adotadas no mercado de UX/UI, abordando conceitos e aplicações sobre usabilidade, design de interação e interface, prototipagem e estética de sistemas web, desktop e mobile, com foco na experiência do usuário;
Capacitar o especialista para que não se limite apenas no ensino multidisciplinar com o uso de projetos robóticos, despertando habilidades práticas e competências relacionadas à resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento crítico e trabalho em equipe;
Compreender os elementos do design (navegação, gráfico, texto, vídeo etc.);
Criar e avaliar a arquitetura de informação de produtos digitais;
Obter a capacidade de identificar, analisar e desenvolver, sob a perspectiva da usabilidade e do design centrado no usuário, o design das interações em sistemas interativos;
Projetar interfaces para sistemas web, desktop e mobile;
Utilizar ferramentas tecnológicas para avaliar uma solicitação profissional na área de UX/UI.
Destinado a designers em geral, ergonomistas, arquitetos de informação, desenvolvedores, analistas de sistemas, aos profissionais graduados na área de comunicação e marketing, como jornalistas, publicitários, na área de tecnologia da informação e aos demais interessados na proposta do curso que tenham afinidade e/ou interesse em compreender melhor o mundo do UX/UI.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC,
por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página
específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
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