Conheça os valores e condições especiais de Julho
Conheça os valores e condições especiais de Julho
No Brasil, nas duas décadas deste milênio, a educação profissional de nível técnico teve
grande avanço, em termos quanti/qualitativos. A título de exemplo, cita-se a ampliação da rede
federal de escolas técnicas, que passou de 181 (entre 1909 e 2002) para 644 unidades (entre
2003 e 2016), seguida pela ampliação das redes estaduais, distrital e de escolas privadas,
envolvendo medidas e investimentos expressivos. Essa modalidade de ensino tornou-se objeto
de redimensionamento nas formas e paradigma de oferta, de alteração da legislação,
constituindo-se novo marco para a área, da produção de diretrizes e estabelecimento de
programas que favoreçam e incentivem a oferta.
Dentre vários fatores que motivaram as medidas adotadas, incluem-se as mudanças
resultantes do avanço da ciência e da tecnologia que desafiam a vida de todos – o indivíduo, os
grupos, a empresarial - provocando a necessidade de uma permanente busca de renovação,
exigindo a constante revisão e reformulação de saberes, as formas de atuação social e
profissional, com o reconhecimento e a prática de seus deveres e direitos políticos de forma
consciente.
Até há bem pouco tempo, era possível a uma empresa associar o modo técnico ao modo
social de produção, estabelecendo um “Manual” de longa duração, em que repassava para seus
empregados as orientações para a execução de suas tarefas, mas atualmente esta prática
tornou-se obsoleta. A sociedade da informação e a economia 4.0 geram continuamente novos
tipos de conhecimentos, transformando objetivos e modos do processo produtivo. O atual
5
contexto funda-se em redes de informações e intercâmbios, dispensando/liberando, muitas
vezes, a existência material de instrumentos de trabalho e de diversos setores de produção.
A produção de variados aportes tecnológicos gerou a reorganização institucional em
todos os setores econômicos e sociais nos quais se insere a formação profissional das pessoas
em todos os níveis hierárquicos e acadêmicos. A inteligência ambiental será tão maior quanto
for a compreensão e disponibilidade de dispositivos interconectados em nosso ambiente.
Com o avanço de novos recursos tecnológicos, constata-se o aumento da ocupação na
prestação de serviços sem o devido preparo profissional. É possível a presença de pessoas
desenvolvendo sua atividade laboral com apenas um treinamento de execução de suas tarefas –
como o “apertador de parafusos” – sem nenhuma compreensão do processo que participa,
comprometendo a qualidade do serviço e a sua satisfação profissional e pessoal, sendo a
modificação dessa situação necessária.
Assim, o professor – principal responsável pela condução desse processo – precisa ser
preparado para o papel que se espera dele, considerando-se as dimensões políticas e
pedagógicas envolvidas e norteadoras do que se pretende, com a capacidade e flexibilidade para
enfrentar o mundo globalizado, promovendo com efetividade as aprendizagens necessárias ao
aluno. A docência na educação profissional compreende o conteúdo específico que
instrumentaliza o aluno para o futuro exercício profissional e a articulação desses com saberes
didáticos necessários à mediação do processo ensino-aprendizagem, que precisa ser
desenvolvido, simultaneamente, com compromisso técnico relativo à área de conhecimento do
curso e com o compromisso político-social, próprio da formação na cidadania.
Faltam professores, em número suficiente, com o perfil de docente da educação
profissional que o país necessita para uma participação efetiva no concerto das Nações
desenvolvidas. A educação profissional é, quase sempre, desenvolvida por profissionais das
áreas correlatas aos cursos oferecidos. Esse é um problema estrutural do sistema educacional e
da própria sociedade brasileira, pois enquanto para exercer a medicina ou qualquer outra
profissão liberal é necessária a correspondente formação profissional, para exercer o magistério,
principalmente o superior ou a denominada educação profissional, não há muito rigor na
exigência de formação na correspondente profissão – a de professor. (Muraro)
Do exposto, depreende-se que outras exigências se colocam atualmente. As
possibilidades de formação profissional existem e foram ampliadas, em número e formas. Essa
formação – inicial e continuada - assume um papel estratégico para todos: Para as empresas e
organizações públicas e privadas que conseguem associá-la aos interesses do mercado e para as
6
pessoas que acreditam que essa pode ajudá-las a conseguir e manter-se em uma atividade
laboral, como empreendedor ou empregado.
Dentre as necessidades, verificou-se a de oferecer a possibilidade de habilitação legal de
professores que atuam na área sem a devida formação – geralmente a ação é desenvolvida por
bacharéis com formação correlata ao trabalho desenvolvido, sem a devida preparação
pedagógica. Assim, o curso foi reformulado na perspectiva de especialização de docentes para
educação profissional, sob amparo legal constante na Resolução N° 6 de 20/9/16 do Conselho
Nacional de Educação, Título IV FORMAÇÃO DOCENTE, artigo 40, que estabelece:
Art. 40. A formação inicial para a docência na educação profissional técnica de nível
médio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em
consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de
Educação. (...)
• 2º Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente
ou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou ter
reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica
ou à certificação da experiência docente, podendo ser considerado equivalente às
licenciaturas:
I - Excepcionalmente, na forma de pós-graduação lato sensu, de caráter pedagógico,
sendo o trabalho de conclusão de curso, preferencialmente, projeto de intervenção relativo à
prática docente. (...)
• 3º O prazo para o cumprimento da excepcionalidade prevista nos incisos I e II do § 2º
deste artigo para a formação pedagógica dos docentes em efetivo exercício da profissão,
encerrar-se-á no ano de 2020.
• 4º A formação inicial não esgota as possibilidades de qualificação profissional e
desenvolvimento dos professores da educação profissional técnica de nível médio,
cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações
destinadas à formação continuada de professores. (grifo nosso).
O avanço dessa realidade e os resultados já obtidos com o trabalho realizado instigam e
desafiam a Faculdade Unyleya a prosseguir, atualizando e revendo informações, enriquecendo
com novas ferramentas de ensino o curso de especialização de docentes. É importante ressaltar
a presença de mestres e doutores como alunos do curso, o que evidencia a propriedade da
proposta como elemento orientador da ação docente na área.
7
O acelerado avanço tecnológico exige muito mais do que repassar técnicas e
procedimentos de trabalho, mas precisa preparar os alunos ou futuros técnicos para atuarem
com adaptabilidade e interatividade aos ambientes de atuação - aprender a aprender, aprender
a desaprender (esta não é muito fácil para o professor e o aluno), aprender a reaprender o
cultivo constante de informações, de atitudes e de habilidades que lhes permitam circular com
sucesso nos contextos de vida, de ascender como cidadão e profissional no meio social e
produtivo -, respondendo a uma procura cada vez mais intensa e diversificada, colocando-os em
novas perspectivas e propondo soluções adequadas para um trabalho de satisfação pessoal em
qualquer função desempenhada em um curso profissionalizante.
Além dos componentes comuns às especializações da área de educação, a parte
específica é composta pelas disciplinas: Fundamentos da educação profissional técnica de nível
médio; Planejamento e avaliação da educação profissional; Didática da educação profissional; O
exercício do magistério e, por fim, pelo Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), trabalhando os
conceitos, fundamentos, legislação e estruturas da educação profissional com visão críticoconstrutiva
de análise reflexiva tanto das dimensões pedagógicas de um curso profissional
quanto de forças exógenas, impulsionadoras e restritivas que afetam um trabalho de qualidade.
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Desenvolvimento e Aprendizagem | 40h |
Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico | 60h |
Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional | 60h |
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico | 60h |
O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino | 60h |
Tecnologias Educacionais em Processos de Docência | 60h |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60h |
Carga Horária Total | 440h |
---|
Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundocontemporâneo; Compreender a didática como base para ação docente e a construção de conteúdo,atitudes e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação; Conhecer os planejamentos educacionais da educação profissional e a aplicabilidadena prática docente como instrumento essencial na organização do trabalhopedagógico; Debater sobre os saberes necessários na educação profissional e estimular a reflexãocrítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos eéticos que regem o ensino de nível técnico e a sua aplicabilidade na ação educativa; Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente as relacionadas à pesquisaqualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espíritoinvestigativo; Enfocar a realidade educacional da educação profissional de nível técnico,identificando as principais tendências, resultados e impasses; Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas darealidade cotidiana da sala de aula; Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente demediação da práxis didático pedagógica; Possibilitar ao profissional da educação profissional de nível técnico odesenvolvimento de condições necessárias para uma prática pedagógica abrangentee de qualidade; Refletir sobre os fundamentos legais que regem a educação profissional de níveltécnico na atualidade e sobre as políticas dessa área no Brasil; Utilizar a avaliação como meio de contribuição ao processo de ensino aprendizagem.
Destina-se a licenciados, bacharéis e tecnólogos interessados em atuar na EducaçãoProfissional de Nível Técnico, priorizando aos que desejam tornarem-se professores dasdisciplinas relacionadas aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de CursosTécnicos. São eles:1. Ambiente e saúde;2. Controle e processos industriais;3. Desenvolvimento educacional e social;4. Gestão e negócios;5. Informação e comunicação;6. Infraestrutura;7. Militar;8. Produção alimentícia;9. Produção cultural e design;10. Produção industrial;11. Recursos naturais;12. Segurança;13. Turismo, hospitalidade e lazer.
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.
A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
Ver Mais...Dicas de profissionais de RH, apoio na sua recolocação profissionais, vagas de emprego e estágio exclusivas.
Um clube de vantagens exclusivo com descontos em mais de 10 mil parceiros em todo o Brasil.
Convide seus amigos para a Unyleya e receba bônus a cada matrícula.
Você sempre conectado com as tendências da sua área.
Acesse ferramentas como Word, Excel e PowerPoint gratuitamente durante todo o seu curso.
Estude pelo celular online ou offline, de onde e em qual horário quiser.
Faça suas aulas, atividades e provas em nossa plataforma digital.
Tenha um acompanhamento próximo, de professores de verdade, em toda a sua jornada acadêmica.
Cursos de Graduação e Pós-Graduação com ótima aceitação no mercado.
Aqui você estuda com professores especialistas, mestres e doutores.
Tudo o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho.
Há mais de 17 anos oferecendo educação de qualidade.
Programa voltado para a pesquisa docente e projetos de estudantes.