Pós-Graduação EAD

Docência na Educação Profissional de Nível Técnico

date_range 9 meses
schedule 440 horas
phone_android 100% online
verified_user Reconhecido pelo MEC
military_tech Qualidade Unyleya
Faixa 2
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Sobre o Curso

No Brasil, nas duas décadas deste milênio, a educação profissional de nível técnico tevegrande avanço, em termos quanti/qualitativos. A título de exemplo, cita-se a ampliação da redefederal de escolas técnicas, que passou de 181 (entre 1909 e 2002) para 644 unidades (entre2003 e 2016), seguida pela ampliação das redes estaduais, distrital e de escolas privadas,envolvendo medidas e investimentos expressivos. Essa modalidade de ensino tornou-se objetode redimensionamento nas formas e paradigma de oferta, de alteração da legislação,constituindo-se novo marco para a área, da produção de diretrizes e estabelecimento deprogramas que favoreçam e incentivem a oferta.Dentre vários fatores que motivaram as medidas adotadas, incluem-se as mudançasresultantes do avanço da ciência e da tecnologia que desafiam a vida de todos – o indivíduo, osgrupos, a empresarial - provocando a necessidade de uma permanente busca de renovação,exigindo a constante revisão e reformulação de saberes, as formas de atuação social eprofissional, com o reconhecimento e a prática de seus deveres e direitos políticos de formaconsciente.Até há bem pouco tempo, era possível a uma empresa associar o modo técnico ao modosocial de produção, estabelecendo um “Manual” de longa duração, em que repassava para seusempregados as orientações para a execução de suas tarefas, mas atualmente esta práticatornou-se obsoleta. A sociedade da informação e a economia 4.0 geram continuamente novostipos de conhecimentos, transformando objetivos e modos do processo produtivo. O atual5contexto funda-se em redes de informações e intercâmbios, dispensando/liberando, muitasvezes, a existência material de instrumentos de trabalho e de diversos setores de produção.A produção de variados aportes tecnológicos gerou a reorganização institucional emtodos os setores econômicos e sociais nos quais se insere a formação profissional das pessoasem todos os níveis hierárquicos e acadêmicos. A inteligência ambiental será tão maior quantofor a compreensão e disponibilidade de dispositivos interconectados em nosso ambiente.Com o avanço de novos recursos tecnológicos, constata-se o aumento da ocupação naprestação de serviços sem o devido preparo profissional. É possível a presença de pessoasdesenvolvendo sua atividade laboral com apenas um treinamento de execução de suas tarefas –como o “apertador de parafusos” – sem nenhuma compreensão do processo que participa,comprometendo a qualidade do serviço e a sua satisfação profissional e pessoal, sendo amodificação dessa situação necessária.Assim, o professor – principal responsável pela condução desse processo – precisa serpreparado para o papel que se espera dele, considerando-se as dimensões políticas epedagógicas envolvidas e norteadoras do que se pretende, com a capacidade e flexibilidade paraenfrentar o mundo globalizado, promovendo com efetividade as aprendizagens necessárias aoaluno. A docência na educação profissional compreende o conteúdo específico queinstrumentaliza o aluno para o futuro exercício profissional e a articulação desses com saberesdidáticos necessários à mediação do processo ensino-aprendizagem, que precisa serdesenvolvido, simultaneamente, com compromisso técnico relativo à área de conhecimento docurso e com o compromisso político-social, próprio da formação na cidadania.Faltam professores, em número suficiente, com o perfil de docente da educaçãoprofissional que o país necessita para uma participação efetiva no concerto das Naçõesdesenvolvidas. A educação profissional é, quase sempre, desenvolvida por profissionais dasáreas correlatas aos cursos oferecidos. Esse é um problema estrutural do sistema educacional eda própria sociedade brasileira, pois enquanto para exercer a medicina ou qualquer outraprofissão liberal é necessária a correspondente formação profissional, para exercer o magistério,principalmente o superior ou a denominada educação profissional, não há muito rigor naexigência de formação na correspondente profissão – a de professor. (Muraro)Do exposto, depreende-se que outras exigências se colocam atualmente. Aspossibilidades de formação profissional existem e foram ampliadas, em número e formas. Essaformação – inicial e continuada - assume um papel estratégico para todos: Para as empresas eorganizações públicas e privadas que conseguem associá-la aos interesses do mercado e para as6pessoas que acreditam que essa pode ajudá-las a conseguir e manter-se em uma atividadelaboral, como empreendedor ou empregado.Dentre as necessidades, verificou-se a de oferecer a possibilidade de habilitação legal deprofessores que atuam na área sem a devida formação – geralmente a ação é desenvolvida porbacharéis com formação correlata ao trabalho desenvolvido, sem a devida preparaçãopedagógica. Assim, o curso foi reformulado na perspectiva de especialização de docentes paraeducação profissional, sob amparo legal constante na Resolução N° 6 de 20/9/16 do ConselhoNacional de Educação, Título IV FORMAÇÃO DOCENTE, artigo 40, que estabelece:Art. 40. A formação inicial para a docência na educação profissional técnica de nívelmédio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, emconsonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional deEducação. (...)• 2º Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docenteou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou terreconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógicaou à certificação da experiência docente, podendo ser considerado equivalente àslicenciaturas:I - Excepcionalmente, na forma de pós-graduação lato sensu, de caráter pedagógico,sendo o trabalho de conclusão de curso, preferencialmente, projeto de intervenção relativo àprática docente. (...)• 3º O prazo para o cumprimento da excepcionalidade prevista nos incisos I e II do § 2ºdeste artigo para a formação pedagógica dos docentes em efetivo exercício da profissão,encerrar-se-á no ano de 2020.• 4º A formação inicial não esgota as possibilidades de qualificação profissional edesenvolvimento dos professores da educação profissional técnica de nível médio,cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de açõesdestinadas à formação continuada de professores. (grifo nosso).O avanço dessa realidade e os resultados já obtidos com o trabalho realizado instigam edesafiam a Faculdade Unyleya a prosseguir, atualizando e revendo informações, enriquecendocom novas ferramentas de ensino o curso de especialização de docentes. É importante ressaltara presença de mestres e doutores como alunos do curso, o que evidencia a propriedade daproposta como elemento orientador da ação docente na área.7O acelerado avanço tecnológico exige muito mais do que repassar técnicas eprocedimentos de trabalho, mas precisa preparar os alunos ou futuros técnicos para atuaremcom adaptabilidade e interatividade aos ambientes de atuação - aprender a aprender, aprendera desaprender (esta não é muito fácil para o professor e o aluno), aprender a reaprender ocultivo constante de informações, de atitudes e de habilidades que lhes permitam circular comsucesso nos contextos de vida, de ascender como cidadão e profissional no meio social eprodutivo -, respondendo a uma procura cada vez mais intensa e diversificada, colocando-os emnovas perspectivas e propondo soluções adequadas para um trabalho de satisfação pessoal emqualquer função desempenhada em um curso profissionalizante.Além dos componentes comuns às especializações da área de educação, a parteespecífica é composta pelas disciplinas: Fundamentos da educação profissional técnica de nívelmédio; Planejamento e avaliação da educação profissional; Didática da educação profissional; Oexercício do magistério e, por fim, pelo Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), trabalhando osconceitos, fundamentos, legislação e estruturas da educação profissional com visão críticoconstrutivade análise reflexiva tanto das dimensões pedagógicas de um curso profissionalquanto de forças exógenas, impulsionadoras e restritivas que afetam um trabalho de qualidade.

Conteúdos nesta página

Grade curricular

Desenvolvimento Profissional 40h
Desenvolvimento e Aprendizagem 40h
Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico 60h
Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional 60h
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico 60h
O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino 60h
Tecnologias Educacionais em Processos de Docência 60h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 500h

*O TCC é opcional e tem custo adicional.

Conteúdos produzidos por professores especialistas e referenciados pelo mercado de trabalho

O que o curso vai te possibilitar

Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundocontemporâneo; Compreender a didática como base para ação docente e a construção de conteúdo,atitudes e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação; Conhecer os planejamentos educacionais da educação profissional e a aplicabilidadena prática docente como instrumento essencial na organização do trabalhopedagógico; Debater sobre os saberes necessários na educação profissional e estimular a reflexãocrítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos eéticos que regem o ensino de nível técnico e a sua aplicabilidade na ação educativa; Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente as relacionadas à pesquisaqualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espíritoinvestigativo; Enfocar a realidade educacional da educação profissional de nível técnico,identificando as principais tendências, resultados e impasses; Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas darealidade cotidiana da sala de aula; Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente demediação da práxis didático pedagógica; Possibilitar ao profissional da educação profissional de nível técnico odesenvolvimento de condições necessárias para uma prática pedagógica abrangentee de qualidade; Refletir sobre os fundamentos legais que regem a educação profissional de níveltécnico na atualidade e sobre as políticas dessa área no Brasil; Utilizar a avaliação como meio de contribuição ao processo de ensino aprendizagem.

Como você vai estudar

Público-alvo

Destina-se a licenciados, bacharéis e tecnólogos interessados em atuar na EducaçãoProfissional de Nível Técnico, priorizando aos que desejam tornarem-se professores dasdisciplinas relacionadas aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de CursosTécnicos. São eles:1. Ambiente e saúde;2. Controle e processos industriais;3. Desenvolvimento educacional e social;4. Gestão e negócios;5. Informação e comunicação;6. Infraestrutura;7. Militar;8. Produção alimentícia;9. Produção cultural e design;10. Produção industrial;11. Recursos naturais;12. Segurança;13. Turismo, hospitalidade e lazer.

Certificação

A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.

A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Vantagens de estudar na Unyleya

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UnyVantagens

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Você sempre conectado com as tendências da sua área.

Pacote Office 365 Gratuito

Acesse ferramentas como Word, Excel e PowerPoint gratuitamente durante todo o seu curso.

Por que escolher a Unyleya?

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Tenha um acompanhamento próximo, de professores de verdade, em toda a sua jornada acadêmica.

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Há mais de 17 anos oferecendo educação de qualidade.

Projetos de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa

Programa voltado para a pesquisa docente e projetos de estudantes.

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Perguntas Frequentes

Sim. A Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC): Portaria nº 1663/2006 Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. Portaria nº 426, de 2 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores, podem ser consultadas na página do MEC: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Unyleya são 100% online, pelo aplicativo ou pela internet. As atividades avaliativas são realizadas no Portal do Aluno.Não precisa participar de nenhum encontro presencial.

Os cursos oferecidos pela Unyleya possuem carga horária total média de 360 horas para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. A carga horária e demais informações estão disponíveis na página do curso.

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