Pós-Graduação EAD

Olivicultura

date_range 10 meses
schedule 360 horas
smart_display Vídeoaulas Exclusivas
verified_user Reconhecido pelo MEC
military_tech Qualidade Unyleya
phone_android 100% online
Faixa 5
schedule

Conheça os valores e condições especiais de Julho

Ao enviar este formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
schedule

Conheça os valores e condições especiais de Julho

Ao enviar este formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso .

Venha ser Uny !

Sobre o Curso

A olivicultura é uma atividade agrícola que cuida da cultura ou cultivo da oliveira. Atualmente a oliveira é cultivada em alguns estados do Brasil, como Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A maior área cultivada no país é no RS, com 10.000 hectares no ano de 2020. Estima-se que, até 2025, o Brasil atinja 20 mil hectares plantados. O Brasil produziu 230 mil litros de azeite extravirgem em 2019 - sendo 180 mil litros apenas no RS. Ainda em 2019, a safra da olivicultura no Rio Grande do Sul atingiu um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas.[nota de rodapé] Já no ano de 2022, esse estado brasileiro produziu 450 mil litros de azeite de oliva extravirgem, pretendendo ultrapassar o volume de 500 mil litros em 2023.[nota de rodapé] A especialização em Olivicultura está voltada para profissionais relacionados com as Ciências Agrárias e a transformação da oliva em produtos como azeitona, azeite e subprodutos da oliveira. Atualmente, existe uma associação formada por olivicultores do Brasil (IBRAOLIVA), cujo intuito é viabilizar a cultura da oliveira do país. Isso indica um potencial oferta a uma demanda crescente de profissionais que buscarem uma capacitação neste curso de especialização aqui proposto. Considerando que os profissionais que irão cursar as disciplinas são egressos de diversos cursos de graduação, os estudantes matriculados no curso podem interagir entre si a partir de distintas formações, estabelecendo uma rica interdisciplinaridade com os conhecimentos das disciplinas a cursar. Por outro lado, no caso daqueles que já estão atuando na área de Olivicultura, trata-se de uma oportunidade de atualizar e/ou aprofundar sua formação. [1] IBRAOLIVA. https://www.ibraoliva.com.br Acessado: 05/Ago/2023 [2] GOVERNO DO ESTADO RS. https://www.estado.rs.gov.br/maior-produtor-de-azeite-extravirgem-do-brasil-rs-projeta-mais-de-500-mil-litros-para-2023 Acessado: 05/Set/2023

Conteúdos nesta página

Grade curricular

Desenvolvimento Profissional 40h
Material Vegetal e Melhoramento Olivícola 40h
Morfologia e Fisiologia da Oliveira 40h
Instalação e Condução do Olival 40h
Manutenção, Fertilização e Rega do Olival 40h
Proteção Integrada do Olival e Colheita da Azeitona 40h
Tecnologia de Processamento do Azeite e Azeitonas 40h
Tecnologia de Resíduos e Efluentes Oleícolas 40h
Marketing e Comercialização do Azeite e Azeitona 40h

Carga Horária Total 360h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 420h

*O TCC é opcional e tem custo adicional.

O que o curso vai te possibilitar

Apresentar conhecimentos atuais sobre a aplicação de tecnologias e inovações voltadas para a área da olivicultura; Capacitar e atualizar profissionais, do ponto de vista teórico, acerca dos processos de produção de azeites e azeitonas de mesa; Preparar ao estudante para a elaboração de projetos de pesquisa na área da produção de azeites e azeitonas de mesa, bem como na parte agrícola e agronômica do olival.

Como você vai estudar

Público-alvo

Destinado a todos os profissionais graduados, sobretudo em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Recursos Hídricos, Engenharia de Agronegócio, Ciências dos Alimentos, Biotecnologia, Zootecnia, Ciências Agrárias, Agroecologia, Tecnologia de Laticínios, Nutrição, Agronomia, Química, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e áreas afins, que atuam ou desejam atuar no setor de produção de azeites e azeitonas e/ou na regulamentação da produção desses alimentos em instituições privadas ou públicas.

Certificação

A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016.

A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Vantagens de estudar na Unyleya

Centro de Carreiras

Dicas de profissionais de RH, apoio na sua recolocação profissionais, vagas de emprego e estágio exclusivas.

UnyVantagens

Um clube de vantagens exclusivo com descontos em mais de 10 mil parceiros em todo o Brasil.

Indique e Ganhe

Convide seus amigos para a Unyleya e receba bônus a cada matrícula.

Eventos Acadêmicos Online

Você sempre conectado com as tendências da sua área.

Pacote Office 365 Gratuito

Acesse ferramentas como Word, Excel e PowerPoint gratuitamente durante todo o seu curso.

Por que escolher a Unyleya?

Faça seus próprios horários

Estude pelo celular online ou offline, de onde e em qual horário quiser.

Ensino 100% online

Faça suas aulas, atividades e provas em nossa plataforma digital.

Atenção individual de professores

Tenha um acompanhamento próximo, de professores de verdade, em toda a sua jornada acadêmica.

Diploma igual ao do curso presencial

Cursos de Graduação e Pós-Graduação com ótima aceitação no mercado.

Corpo docente de excelência

Aqui você estuda com professores especialistas, mestres e doutores.

Cursos alinhados às principais tendências

Tudo o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho.

Cursos reconhecidos pelo MEC

Há mais de 17 anos oferecendo educação de qualidade.

Projetos de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa

Programa voltado para a pesquisa docente e projetos de estudantes.

Imagem

Perguntas Frequentes

Sim. A Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC): Portaria nº 1663/2006 Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. Portaria nº 426, de 2 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores, podem ser consultadas na página do MEC: emec.mec.gov.br. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Unyleya são 100% online, pelo aplicativo ou pela internet. As atividades avaliativas são realizadas no Portal do Aluno.Não precisa participar de nenhum encontro presencial.

Os cursos oferecidos pela Unyleya possuem carga horária total média de 360 horas para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. A carga horária e demais informações estão disponíveis na página do curso.

O que nossos alunos falam sobre nós?

Consulte o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Somos uma instituição verificada e credenciada

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.

Enviando...